Dimas faz parceria com municípios vizinhos para agilizar implantação de leitos de UTI

Serão 15 novos leitos exclusivos para tratamento da covid-10 na Unidade Corona Norte, que também receberá pacientes de 63 municípios atendidos em Araguaína Unidade está sendo implantada no antigo prédio da UPA Vila Norte. Municípios vizinhos podem doar ou emprestar itens de mobília para que recurso possa ser otimizado em outros serviços

 Em comunicado enviado aos 63 municípios da Região de Saúde Médio Norte Araguaia, atendidos em Araguaína, o prefeito Ronaldo Dimas solicitou parceria para agilizar o processo e otimizar os recursos para instalação de 15 novos leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) na cidade destinados ao tratamento de pacientes com covid-19. O Município é o único do Tocantins a instalar leitos próprios e os novos leitos serão instalados na Unidade Corona Norte, no antigo prédio da UPA Vila Norte.  

Os municípios receberam o comunicado por e-mail e tiveram como sugestão de doação ou empréstimo itens de mobília e equipamentos de saúde. As prefeituras podem fornecer cama fowler com grades, colchão hospitalar adulto d38 revestido em napa, suporte de soro, bomba de infusão eletrônica, ventilador pulmonar, respirador de uso hospitalar, beira leito, monitor de multiparâmetro, ar-condicionado, entre outros.

Otimização dos recursos

De acordo com o secretário executivo da Saúde de Araguaína, Sandro Rogério Cardoso, até o momento, as prefeituras de Wanderlândia, Goiatins e Campos Lindos já haviam enviado equipamentos. Os outros itens estão sendo comprados com recursos destinados exclusivamente para o combate da covid-19 no Município e os valores desses equipamentos fornecidos pelos municípios serão utilizados para implementar mais serviços.

Para o secretário municipal da Saúde de Campos Lindos, Corinto Júnior, o apoio da região é importante. “Nossa cidade é muito pequena e não temos porque ter um hospital de campanha aqui, então o prefeito Jessé entendeu que é muito melhor ajudar à referência, que tem respiradores, logística e especialistas capacitados para o tratamento”, afirmou.

Capacidade hospitalar
Atualmente, a rede hospitalar do Município, privada e pública, tem 36 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 13 leitos em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Todo processo para funcionamento e operacionalização de 15 leitos da Unidade Corona Norte faz parte da ação realizada em conjunto com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC). Esses leitos serão estruturados com ventiladores pulmonares, carro de parada e monitorização com monitores, oxímetros, bombas de infusão, além de mobiliário geral.

Todo processo para funcionamento e operacionalização de 15 leitos da Unidade Corona Norte faz parte da ação realizada em conjunto com o Instituto Saúde e Cidadania (ISAC)

Fonte: Marcelo Martin / Foto: Marcos Sandes/Ascom

Posts recentes

Categorias

Assinar!

Blog

http://cerradopost.com/blogkonjuntura/

Redes Sociais!

Share On Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons