Prefeitura alerta para crime ambiental por descarte irregular de lixo doméstico em contêineres da construção civil

Empresa de Araguaína foi notificada nesta terça-feira, 23. A junção do resíduos de obras ao lixo comum resulta na poluição ambiental do solo, com a inutilidade da terra e transmissão de doenças

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, notificou nesta terça-feira, 23, uma empresa de disk entulho da cidade por realizar o descarte irregular de lixo doméstico com resíduos da construção civil. Os fiscais ambientais receberam denúncia da irregularidade e orientaram a empresa a proceder de forma adequada.

“As empresas de disk entulho, que fornecem containers a obras para recolhimento do material de construção, são orientadas a não misturar os resíduos da construção civil com material doméstico comum, como a maioria não cobre os containers de forma adequada, muita gente se aproveita do recipiente aberto e deposita lixo doméstico”, explicou o superintendente municipal do Meio Ambiente, Orialle Barbosa.

A empresa foi orientada a realizar de imediato a limpeza e a cobertura de todos os contêineres disponibilizados em obras de construção civil para evitar o armazenamento de outro material. Além da notificação, caso o proprietário não se adeque às orientações, poderá ser multado, com valores que variam de R$ 5 mil a R$ 50 mil.

Leia Mais…

Impactos ambientais

A junção do resíduos da construção civil ao lixo comum resulta na poluição ambiental do solo, provocando impactos como a inutilidade da terra e a transmissão de doenças com o aumento da proliferação de vetores.

Além disso, o descarte incorreto pode provocar também poluição atmosférica, com o aumento do mau cheiro provocado pelos resíduos e outros prejuízos ao lençol freático.

Destino adequado

É de responsabilidade do proprietário da obra de construção civil a destinação adequada do material produzido durante a execução do serviço, conforme orientado pela Secretaria de Meio Ambiente na emissão da licença ambiental. Boa parte das pessoas terceirizam para as empresas de disk entulho o recolhimento dos resíduos das obras.

A recomendação para o descarte do lixo comum é o de armazenar em sacos plásticos resistentes que serão recolhidos conforme cronograma definido pela empresa responsável pelo recolhimento nos bairros da cidade.

“Após recolhido pelo serviço de limpeza pública, o lixo doméstico é levado ao aterro sanitário do Município, localizado às margens da BR-153. No caso, dos entulhos de material da construção civil, a destinação é o aterro de resíduos inertes, na TO-222, sentido Filadélfia, por isso a recomendação é não unir os dois tipos de resíduos, que têm formas diferente de armazenamento, recolhimento e destinação”, concluiu Barbosa.

Disk Meio Ambiente

A população pode ajudar a coibir os crimes ambientais realizando o descarte adequado do lixo comum e denunciando à Secretaria de Meio Ambiente do Município caso flagrar alguém descartando lixo de maneira errada.

Os telefones para denúncia são: (63) 99944 7878 ou 99976 7337.

Fonte: Adriana Santana | Foto: Divulgação

Categorias

http://cerradopost.com/blogkonjuntura/

Redes Sociais!

Assinar!

Share On Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons