40 poesias de Araguaína são selecionados para coletânea

A iniciativa da Prefeitura de Araguaína pretende dar destaque às produções locais e incentivar a cultura na cidade, publicando os trabalhos selecionados em um livro

Leia Mais…

O  Concurso de Bolsa de Publicações de Contos e Poesias Professor Escritor Jauro Studart  selecionou 40 poesias avaliadas pela comissão julgadora para compor uma coletânea. O projeto faz parte da Temporada de Arte e Cultura Popular, uma iniciativa da Prefeitura de Araguaína para promover os escritores locais, publicando os trabalhos selecionados em um livro.

Durante o período de inscrições, no início do ano, o concurso recebeu um total de 95 poesias e 42 contos de autores que moram em Araguaína. Entre os critérios julgados pela comissão estão a originalidade dos trabalhos e criatividade literária da linguagem.  A lista com os classificados e suas pontuações está publicada no Diário Oficial nº XXX, dessa quinta-feira, 23.

Incentivo à produção

O resultado da seleção dos contos também será divulgado até o próximo mês e em seguida a Secretaria da Cultura dará início ao processo de diagramação do livro, com a possibilidade de mais poesias entrarem na coletânea. De acordo com o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira, a coletânea incentiva o desenvolvimento literário da população.

“Além de consolidar poetas já consagrados, também está dando a oportunidade de divulgar novos talentos ou talentos desconhecidos. Esse registro também foi uma forma de prestigiar o escritor, jornalista e professor Jauro Studart Gurgel, fundador da Academia de Letras de Araguaína e Norte do Tocantins, e que dá nome ao concurso”, explicou Wilamas Ferreira.

Poesia vencedora

A poesia que ganhou o primeiro lugar na competição é de autoria de Gesivaldo de Sousa Oliveira, também conhecido como Mc Gessy. O artista que também é vocalista e compositor do Grupo Alto Nível do Brasil, e ficou conhecido pelo país com a música “Titanic”, já foi duas vezes vencedor do Festival de Poesias de Araguaína, entre outros concursos culturais do Estado.

A poesia de Mc Gessy é intitulada “Na beira da baixa funda” e trata da pobreza e da desigualdade social vividas pela população ribeirinha em meio à destruição do meio ambiente.

Premiação

Cerca de mil exemplares do livro de poesias e mil exemplares do livro de contos serão publicados. As 10 melhores poesias também foram classificadas para o concurso de interpretação realizado no evento de encerramento, com entrega de troféus e premiação total no valor de R$ 6 mil.

Temporada de Arte e Cultura Popular

A ação cultural tem o apoio do Ministério da Cidadania, e faz parte de uma temporada de atividades culturais, como Festival Gastronômico, de Teatro, Dança e Música e o Hip Hop pela Paz, com mais de R$ 73 mil em premiações.

Além das competições, serão realizados o festival de Rock in Rio Lontra, shows de arte e cultura, Intervenções culturais em escolas, eventos, bairros, praças e circuito de capoeira. Em todos os eventos estão incluídos mostra de artesanatos, artes plásticas, banca de livros, feira arte e talento, dentre outros.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades tiveram que ser suspensas e deverão ser retomadas com a normalização da atual situação de saúde enfrentada por todo o País.

Fonte: Felipe Maranhão / Fotos: Ascom

Categorias

http://cerradopost.com/blogkonjuntura/

Redes Sociais!

Assinar!

Share On Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons