Meio ambiente: Parque Chapada das Mesas regulariza área

O Parque Nacional da Chapada das Mesas, criado pelo Decreto de 12 de dezembro de 2005, deu um mais passo para aregularização fundiária. Em outubro deste ano, foi adquirido o imóvel, denominado Fazenda Cristo Rei/Aldeia, localizado no município de Carolina/MA,sendo a primeira área indenizada pelo Parna.

O imóvel possui uma área de 1.821,1032 hectares, com vegetação de cerrado, muita beleza cênica, pastagem natural e abrigo de vida silvestre. É composta por vários cursos d’água e”mesas”, verdadeiros testemunhos de arenito, com uma diversidade muito grande de plantas e animais.

O processo de regularização fundiária do Parque teve início em 2017, o Parque possui área de 159.953,78 hectares, localizado nos municípios de Riachão, Estreito, Carolina (todos no Maranhão). A unidade foi criada para preservar ecossistemas naturais de granderelevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

Entre os citados municípios Carolina possui maior área ocupada pelo parque, está localizada na margemdireita do rio Tocantins e constitui o principal ponto de apoio para a visita ao Parque Nacional da Chapada das Mesas, onde se localizam várias cachoeiras, trilhas ecológicas e pontos de visitação. (Comunicação ICMBio

Chapada das mesas Carolina -MA…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons