Naturatins recebe consultoria para indicar modelos de gestão às unidades de conservação

O presidente do InstitutoNatureza do Tocantins (Naturatins), Marcelo Falcão, acompanhado de técnicos da Assessoria de Planejamento (Astep), recebeu na manhã desta quarta-feira, 21, representantes de uma consultoria contratada pelo órgão para realizar umdiagnóstico, que deverá apontar quais os mecanismos para desenvolver Modelos de Parceria Público-Privada (PPP) que possam garantir a sustentabilidade financeira de unidades de conservação do Estado.

A chefe da Assessoria de Planejamento (Astep), Larissa Cintra, esclarece que a consultoria visitou os Parques Estaduais do Cantão, Jalapão e o Monumento Natural das árvores Fossilizadas e atualmente está validando os produtos com a equipe técnica do Naturatins. “Os estudos indicam as particularidades de cada uma das unidadespara que, ao final, tenhamos um modelo mais eficiente de gestão para cada umadelas”, destacou.

Durante a visita técnica, opresidente Marcelo Falcão enfatizou que vislumbra, a partir das propostas apresentadas pela consultoria, a possibilidade de a população conhecer eutilizar as unidades de conservação. “A nossa biodiversidade é muito rica eneste sentido necessitamos saber qual é o custo benefício dessas unidades paraa gestão. Assim poderemos dar um melhor uso às unidades, com o apoio, o aval da sociedade”, destacou.

A contratação da consultoria da empresa Convergência Sustentabilidade faz parte das atividades executadas no contexto do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável(PDRIS), do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird).

Para a sexta-feira, 23, a equipetécnica da consultoria visitará o Parque Estadual do Lajeado e posteriormente o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, quando serão apresentadas propostasde trabalho para estas unidades. A consultoria tem duração de seis meses. (Tânia Caldas/Governo do Tocantins)

Posts Recentes

Categorias

Share On Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons