Mauro Carlesse debate projetos na área cultural com representantes do segmento

Representantes do segmento da cultura estiveram, nessa quinta-feira, 22, no Palácio Araguaia, para debater com o governador Mauro Carlesse projetos voltados para a área no Tocantins. Naocasião, a deputada federal professora Dorinha Seabra; o secretário-chefe daCasa Civil, Rolf  Vidal; o diretor de Extensão e Cultura da Universidade Federaldo Tocantins (UFT), Bruno Barreto; o conselheiro no Tocantins da Ordem de Músicos do Brasil (OMB), Jeremias Moreira; e o músico Gustavo Barcelos Modesto também participaram da reunião.

O diretor de Extensão e Cultura da UFT, Bruno Barreto, apresentou, ao governador Carlesse, projetos na área cultural que podem ser desenvolvidos pelo Estado. Ele também entregou uma carta a Carlesse com propostas para o segmento. “Explanamos aquilo que acreditamos que o Governo tenha condições de proporcionar e apoiar. São projetos que contemplam museus, o teatro, a música, o artesanato, o balé, entre outras partes da cultura. Sentimos uma boa recepção do governador com as demandas que trouxemos”, disse.

O secretário-chefe da Casa Civil,Rolf Vidal, destacou que a reunião ocorreu no momento certo, já que o Estado está promovendo uma reestruturação administrativa e que, a partir das demandas apresentas, pode-se pensar em um novo desenho para a área cultural doTocantins. “Vamos nos reunir amanhã [sexta-feira, 23] e discutir em qual local dentro da estrutura do Governo que a área cultural consiga ter um maior protagonismo”, garantiu.

A deputada professora Dorinha Seabra destacou seu papel como mediadora entre os representantes e o Governo do Estado e propôs uma maior união entre a área da cultura e da educação. “Trouxeesses profissionais aqui para que eles pudessem ter esse primeiro contato com o governador e, a partir disso, estabelecer laços para que projetos possam voltara ser desenvolvidos no Estado. Uma das formas com que podemos conseguir isso é por meio das escolas”, sugeriu.

O governador Mauro Carlesse prometeu analisar o fortalecimento da área da cultura durante sua gestão egarantiu que o Estado está de portas abertas para apoiar projetos que sejam viáveis e que possam beneficiar principalmente o público infanto juvenil.“Queremos reativar o programa Pioneiros Mirins, mas, reformulado e com apoio da iniciativa privada. Para isso, precisamos ter profissionais que nos auxiliem a trabalhar com essas crianças a parte cultural. Além disso, podemos explorar melhor nossos espaços públicos e, principalmente, ter um local onde os profissionais da cultura tenham acesso a editais, possam se reunir, desenvolver projetos eapoio para buscar parcerias”, concluiu.

Agenda Embrapa

Após a reunião com representantes da área da cultura, o governador Mauro Carlesse recebeu representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Tocantins. O encontro foi uma visita de cortesia com a finalidade de fortalecer laços entre a instituição e o Governo do Estado, além de convidar o governador para conheceros projetos e a sede da Embrapa na região norte da Capital.

Participaram da reunião ochefe-geral da Embrapa, Alexandre Freitas; o chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Eric Arthur; o chefe adjunto de Administração, Rogério Almirão, além da deputada federal professora Dorinha e do secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Vidal. (Jesuino Santana Jr./Governo do Tocantins)

Postes Recentes

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons