Tocantins inicia verificação da 4ª e última campanha do Qualiágua em 2018

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) percorre nesta semana os municípios para fechar o ciclo da 4ª e última campanha do Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (QUALIÁGUA) em 2018. Os técnicos da Diretoria de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos realizam as coletas até sexta-feira,14, em quatros pontos distribuídos nos rios Manoel Alves (Dianópolis ), Palma (Conceição do Tocantins e Aurora) e Rio Palmeiras (Taipas).

Nesta última campanha o programa contempla a coleta em campo de 40 pontos localizados nas 18 bacias hidrográficas que cortam todas as regiões do Estado, em 35 municípios do interior. São recolhidos dados como: oxigênio dissolvido, condutividade específica, PH, turbidez, temperatura do ar e da água e a profundidade da coleta. As informações são disponibilizadas pela Semarh e podem ser acessadas pelo link http://bit.ly/QUALIÁGUA

Após a conclusão em campo os dados são enviados para a Agência Nacional de Águas (ANA), que inicia o processo de tabulação e certificação. Com as metas cumpridas e a avaliação, a Semarh estará habilitada a obter o repasse referente à última parcela do Programa, cerca de R$ 88 mil. A certificação dos dados deve decorer num períodode 60 dias.

Qualidade da água

O Programa Qualiágua é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas que tem como objetivo contribuir para a gestão sistemática dos recursos hídricos, por meio da divulgação de dados sobrea qualidade das águas superficiais no Brasil a toda a sociedade, além de ver a implementação da Rede Nacional de Monitoramento da Qualidade das Águas (RNQA),no âmbito do Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA).

Posts Recentes

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons