Comissão Nacional de Energia Nuclear vistoria aparelho de radioterapia do Hospital Regional de Araguaína

A vistoria já era aguardada desde 2018 para liberação do equipamento e retorno dos atendimentos de radioterapia na cidade Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) enviou, para Araguaína, equipe técnica que irá acompanhar, nesta quarta-feira, 27, a vistoria na máquina de radioterapia que será realizada pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A vistoria já era aguardada desde 2018 para liberação do equipamento e retorno dos atendimentos de radioterapia na cidade. Atualmente, os atendimentos de radioterapia para os pacientes da região macro-norte do Estado são realizados em serviço contratado no município de Imperatriz (MA).

O técnico da Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer do Tocantins, Rodrigo Cândico de Souza, destaca que todas as ações de competência da gestão estadual foram concluídas, como a aquisição do acelerador linear e simulador de radioterapia, ampliação e adequação do bunker (uma sala específica para instalar o equipamento). Além disso, também foram feitos a instalação e o comissionamento do acelerador linear, o treinamento dos profissionais e a construção do plano de radioproteção. “Seguimos todos os trâmites legais necessários para a utilização deste equipamento. Com todas essas fases concluídas, a SES aguarda agora a liberação da máquina pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, que é o órgão responsável por avaliar a segurança radiológica e emitir autorização de uso do equipamento”, esclareceu.

A liberação da máquina trará maior comodidade aos pacientes atendidos na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Regional de Araguaína (Unacon/HRA), pois não necessitarão se deslocar para outro estado na intenção de realizar o tratamento, reduzindo também os custos para a gestão com o pagamento de serviço privado. (Laiany Alves/Governo do Tocantins)

Posts recentes

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons