Seguem abertas inscrições gratuitas para Conferência Municipal de Saúde

Aberta à sociedade, interessados em debater soluções para melhorar o SUS podem fazer o cadastro online. Conferência será nos dias 5 e 6 de abril, na Faculdade Católica Dom Orione

Nessa edição, o encontro terá como tema: “Democracia e Saúde: Saúde como direito e Consolidação e Financiamento do SUS”

Estão abertas as inscrições gratuitas para a 8ª Conferência Municipal de Saúde que tem como objetivo ouvir a população em relação aos problemas enfrentados nas comunidades, analisar a situação atual do Sistema Único de Saúde (SUS) e debater soluções junto aos participantes. Podem participar usuários do SUS, representantes de vários segmentos sociais, além de gestores e trabalhadores em geral da saúde no município.

Nessa edição, o encontro terá como tema: “Democracia e Saúde: Saúde como direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição disponível no site da Prefeitura, pelo endereço http://araguaina.to.gov.br. É necessário informar o número do CPF, a data de nascimento, o endereço e outras informações pessoais do participante.

“A participação da população é essencial para que a conferência alcance seus objetivos que é ouvir o usuário, o servidor e demais envolvidos no Sistema Único de Saúde para, juntos, levantar soluções que possam melhorar o atendimento”, destacou o coordenador do evento, Sandro Rogério Cardoso.

Melhorando a saúde

Durante a conferência serão debatidas políticas para melhoria do atendimento ao usuário de Araguaína e definir princípios, diretrizes e prioridades para melhorar a saúde pública do município.

A conferência é realizada a cada quatro anos, a fase municipal é a primeira etapa antes da conferência nacional. A conferência municipal seleciona propostas para serem debatidas na fase estadual que está marcada para os dias 5 e 6 de junho, além de eleger 28 delegados que levarão as propostas de Araguaína para o debate que envolve todo o estado.

As discussões realizadas nos âmbitos municipais e estaduais são preparatórias e serão levadas para deliberação na etapa nacional da 16ª Conferência (8ª + 8), realizada pelo Conselho Nacional de Saúde.

Evento nacional

Com o tema central “Democracia e Saúde”, a 16ª Conferência Nacional em Saúde, será realizada de 4 a 7 de agosto, em Brasília e terá representantes de todo o País.

A 16ª edição do evento será chamada de 8ª+8 como um resgate a memória da 8ª Conferência Nacional de Saúde, de 1986, considerada histórica por ter sido um marco para a democracia participativa e para o SUS. A 8ª Conferência foi o primeiro evento de participação social na saúde, em âmbito nacional, aberto à sociedade…( Adriana Santana / Foto: Marcos Filho Sandes/Ascom)

Posts recentes

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons