Valderez destina R$ 600 mil para o Programa Opera Tocantins

Com o apoio das emendas, o programa garantirá a realização de mais de cinco mil cirurgias

A deputada estadual, Valderez Castelo Branco (Progressistas) destinou R$ 600 mil em emendas para a área da Saúde do Estado do Tocantins. Os recursos foram viabilizados pela parlamentar e vão atender a demanda do programa implementado pelo Governo do Estado, Opera Tocantins.

Na prática, o programa amplia o acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos de baixa, média e alta complexidade aos pacientes em lista de espera. As cirurgias são realizadas fora dos horários de jornada ordinária ou extraordinária de trabalho, aos sábados, domingos, feriados ou dias de pontos facultativos da semana, inclusive em período noturno/madrugada.

De acordo com Valderez, que também é presidente da Comissão de Saúde na Assembleia, a área é uma de suas prioridades. Ela reforçou que continuará trabalhando para fortalecer ainda mais a saúde no Tocantins e para reduzir o número de pacientes que aguardam cirurgias eletivas.

“Sabemos que há demandas necessárias nos hospitais. Colocamos essa emenda de mais de meio milhão para atendê-las e me coloco à disposição para continuar destinando recursos para saúde. Também destinei recursos para atenção básica, que é essencial para que diminuam os casos de urgência e emergência nos nossos municípios”, disse.

Este ano, as especialidades contempladas no Opera Tocantins para realização dos procedimentos cirúrgicos eletivos são: cirurgia geral (1.275), ortopedia (1.340), ginecologia (468), cabeça e pescoço (296), urologia (425), vascular (95), oncologia (196), mastologia (36), otorrino (27), plástica (113), pediátrico (328), torácica (08), oftalmologia (171), cardiologia (168), neurologia (96), bariátrica (52), proctologia (50) e bucomaxilo (28), um total de mais de 5 mil procedimentos.

Fonte: Hugo Gross/ASCOM VCB – Foto: Ulisses Holanda / HD

Posts recentes

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons