Projetos da Secretaria de Trabalho e Assistência Social mudam realidade de pedroafonsinos

Com foco no fortalecimento da cidadania e na autonomia financeira das famílias de baixa renda por meio do empreendedorismo, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Pedro Afonso, comandada pela primeira-dama do município, a administradora Luciane Fialho, tem investido em projetos que possibilitem qualidade de vida aos cidadãos.

Exemplo disso é o da dona de casa Marta Martins Abreu Miranda que, com a ajuda da pasta, colocou um antigo sonho, ter uma horta, em prática e hoje vive uma realidade totalmente diferente de meses atrás, na pequena chácara a cerca de 3 km do centro do município.

Aos 39 anos e desempregada, Marta, que reside com o esposo, quatro filhos e um neto, dependia do auxílio de programas sociais como Bolsa Família para auxiliar o esposo nas despesas de casa. “Eu tinha vergonha de pedir ajuda, mas um dia decidi ir na Assistência Social. Falei sobre o desejo de ter uma horta e, no outro dia, me deram a resposta que eu poderia ir buscar o material para montar a minha”, revelou a dona de casa.

Além do apoio com os primeiros materiais, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social também orientou a equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que desse apoio técnico para o início do plantio. A ação também teve auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Obras, que cedeu materiais para preparar o solo onde a horta seria implantada.

“Com o material inicial e todo o apoio da prefeitura, eu fui montando os canteiros, a equipe veio me orientar como plantar, pois eu não sabia. Outras portas foram se abrindo e hoje consigo uma renda que ajuda a minha família apenas com a horta”, destacou Marta ao mostrar os canteiros com coentro, cebolinhas, rúcula, alface e couve.

A pequena horta teve um impacto tão grande na vida da família Abreu que, durante uma semana, produtos produzidos pela dona de casa com a ajuda do esposo e dos filhos, foram comercializados, garantindo uma renda média de R$ 400,00.

“Eu saio e já tenho clientes que esperam pelos produtos. Foi realmente uma mudança de vida, já solicitei o meu desligamento do Bolsa Família, pois o que eu ganho hoje com o meu trabalho é três ou até quatro vezes maior do que eu tinha antes. Fora que todo dia eu tenho um dinheiro, não preciso esperar mais um mês para receber um pagamento como era antes”, contou emocionada ao agradecer o apoio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social.

Ações que movem sonhos
Impulsionar o empreendedorismo e a melhoria de renda das famílias em situação de vulnerabilidade social tem sido uma das maneiras que a cidade de Pedro Afonso encontrou para aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Com cursos de capacitação profissional e incentivos para que famílias comecem seus próprios negócios, a Secretaria de Trabalho e Assistência Social tem permitido que sonhos se tornem realidade e mude o dia a dia de dezenas de pessoas. “Acreditamos que muito além de um serviço de assistencialismo, onde você ajuda a família com uma cesta básica, o cadastro em um programa social, precisamos trabalhar com os sonhos que essas famílias têm e de que forma podemos torná-los reais. Desta forma, ela pode ter autonomia e conseguir sair dessa situação de vulnerabilidade”, explicou a secretária Luciane Fialho ao frisar que muitas famílias buscam incentivos para empreender dentro do município.

Cidadãos em situação de vulnerabilidade interessados auxílio da secretaria para iniciar pequenos negócios e ações que buscam melhorar a renda e a qualidade de vida de suas famílias, podem apresentar os projetos junto à secretaria. “Todos estão sendo avaliados com bastante cautela e, caso tenhamos possibilidades de colaborar com algum incentivo, nos colocamos à disposição para que essa família possa realizar seus sonhos”, completou a primeira-dama.

Fonte: Ascom PA

Posts recentes

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons