Projeto “Campos Sustentável” recolhe caixas de leite para plantio de mudas nativas do cerrado

O projeto “Campo Sustentável” lança campanha de recolhimento de caixinhas de leite do tipo Tetra Park para o plantio de mudas nativas, uma ação que gera economia e reaproveitamento de resíduos sólidos, já que a embalagem substitui o plástico comum utilizado para atividade. A meta é recolher 2.500 caixinhas que serão utilizadas na Escola Família Agrícola de São Salvador.

A coordenadora do projeto, Thaiana Brunes explica que a substituição visa reutilização do material que seria descartado. “Com a reutilização da caixa de leite, além dos benefícios que gera para o meio ambiente, traz economicidade ao projeto”. Ela destaca que os plantios de mudas serão plantados em escolas familiares agrícolas do Estado, priorizando as escolas indígenas e quilombolas.

A Escola de Família Agrícola de São Salvador é a próxima unidade a receber o sistema de integração Lavoura Pecuária e Floresta (iLPF). De acordo com a coordenadora, está sendo implantado um viveiro na unidade escolar com o intuito de promover a educação ambiental. “Os alunos estão sendo capacitados para a produção de mudas nativas, com isso os alunos saberão trabalhar com sementes florestais, técnicas de plantio e implantar o sistema iLPF. Serão multiplicadores, é um dos objetivos do projeto, disseminar e replicar o sistema”.

Além de dar mais visibilidade ao projeto, Thaiana Brunes reforça os benefícios sociais para a comunidade que o módulo iLPF traz para a comunidade participante. “São 160 alunos na escola, deduzindo o número de cinco pessoas por família o impacto de sensibilização ambiental é muito maior. Abrimos esse espaço para as escolas, porque o interior do Tocantins é predominantemente formado por famílias agrícolas. A maior parte dos alimentos produzidos pelo projeto na escola será consumida pela própria unidade, o excedente será vendido e a renda obtida será destinada para aprimorar a infraestrutura escolar, trazendo impactos positivos para toda a comunidade”. Serão selecionadas ainda mais quatro Escolas de Família Agrícola.

O ponto de coleta das caixas é na Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), situada na Praça dos Girassóis. As embalagens deverão ser entregues lavadas.

Campo Sustentável

Elaborado para garantir a redução do desmatamento aliado ao desenvolvimento das cadeias produtivas sustentáveis, o projeto está dentro dos eixos trabalhados para a efetivação, no Tocantins, do Programa Jurisdicional de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD+), que visa assegurar e subsidiar programas de economia de baixo carbono, que diminuem as pressões de desmatamento e degradação e beneficiam as comunidades locais, considerando sempre as salvaguardas socioambientais.

Fonte – Thuanny Vieira/Secom/TO.
Legenda:
Equipe do Campo Sustentável faz visita à Escola Família Agrícola em São Salvador/foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins

Posts recentes

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons