Cerrado sustentável é o tema da Agrotins 2020

Em reunião de esforço conjunto, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e expositores se reuniram na tarde dessa quinta-feira, 12, na sede da Secretaria em Palmas. Durante o encontro o secretário da Seagro César Halum, anunciou o tema da Agrotins 2020: Cerrado Sustentável, e argumentou sobre a importância da escolha. “O Tocantins vem crescendo muito na área agrícola, com isso, mostramos que estamos sintonizados com a lei do código florestal, produzindo e preservando no que a lei exige”, afirmou. César Halum abordou também as melhorias estruturais para a Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins) 2020. A reunião contou com a participação de expositores de máquinas, veículos, agentes financeiros, serviços e produtos.

Na ocasião, o secretário, adiantou algumas melhorias estruturais inovadoras tais como reforço a segurança, comunicação via internet, transporte, alimentação, acesso, dentre outras. Em relação, ao sistema de internet, a expectativa é que funcione no sistema fibra ótica, proporcionando, mais agilidade na comunicação. Outra proposta apontada é o asfaltamento das vias principais e transversais da feira.

“A nossa intenção é buscar parcerias, para que possamos melhorar cada vez mais e realizar uma Agrotins com inovações na infraestrutura, além de trazer novidades em tecnologias agropecuárias voltadas para a sustentabilidade e o aumento da produção e produtividade, impulsionando a economia tocantinense”, ressaltou o secretário. A Agrotins 2020 ocorre de 5 a 9 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.

O diretor de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Sociobiodiversidade da Seagro Fernando Garcia, um dos responsáveis pela organização da feira, fez uma apresentação mostrando o balanço positivo da Agrotins 2019. “Os números mostram esse crescimento, confirmando a força do setor agropecuário tocantinense. Foram cerca de R$ 2,5 bilhões em geração de negócios e a tendência, a cada ano, é crescer cada vez mais”, projetou.

Acesso

Uma das inovações antecipadas na reunião é a construção de um píer às margens do Lago Luiz Eduardo Magalhães, visando um transporte alternativo para os visitantes, saindo de barco da praia da Graciosa até ao píer na Agrotins. Há também previsão para a construção de uma pista de pouso para aviões agrícolas pulverizadores.

A coordenadora do curso de Agroenergia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora Flávia Tonani, ressaltou a importância do tema da Agrotins 2020. “Essa escolha do tema é louvável, pois somos uma das últimas fronteiras agrícolas do Brasil, tendendo a crescer, essa ideia mostra que é possível produzir no cerrado de forma sustentável e responsável”, destacou.

O gerente comercial da Ferpan de Palmas, Carlos Reis, disse que a Agrotins a cada ano surpreende na organização. “Para a próxima feira a expectativa é muito boa e, nós como parceiros estaremos levando as inovações tecnológicas e preço acessível ao produtor”, reforçou

Fonte – Elmiro de Deus/Secom-TO.

Legenda:

  • Tema da Agrotins 2020 alia produção com preservação do meio ambienteAntônio Gonçalves/Governo do Tocantins
  • Tema da Agrotins 2020 foi anunciado durante reunião com expositores da feira realizada nessa quinta-feira,12

Posts recentes

Categorias

[jetpack_subscription_form show_only_email_and_button=”true” custom_background_button_color=”undefined” custom_text_button_color=”undefined” submit_button_text=”Inscrever-se” submit_button_classes=”undefined” show_subscribers_total=”false” ]

Publicidade

Blog Selo 144 – visão inicial do projeto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons