Prefeitura inicia discussões para elaboração do Plano de Arborização Urbana

Projeto contribuirá para a redução da poluição ambiental, além de melhorar o aspecto visual da cidade

 Por: Adriana Santana |Foto: Marcelo Martins

Diretores, fiscais e técnicos das Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Infraestrutura e Planejamento se reuniram na última quinta-feira, 13, com professores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para dar início às discussões para a elaboração do Plano de Arborização Urbana de Araguaína.

O projeto  prevê aumentar a quantidade de árvores nos bairros da cidade contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e do visual das ruas do município. “Um projeto como esse vai garantir à cidade vários benefícios ambientais e de infraestrutura, bem como à saúde da população, já que um ar mais puro contribui com a redução de doenças respiratórias”, explicou o Biólogo e professor da UFT, Renato Torres.

Ainda de acordo com o professor, que conduziu as discussões, o projeto precisa envolver toda a população, que é uma das primeiras a colaborar com a arborização, já que é comum a iniciativa da comunidade em plantar árvores em calçadas e quintais. “Nesse primeiro momento abordamos as etapas para que o trabalho avance, mas já destacando que a população também estará inclusa no desenvolvimento das ações”.

Próximos passos

A próxima etapa para o desenvolvimento do Plano será uma capacitação voltada para os profissionais do Meio Ambiente e demais secretarias que estarão envolvidas com o projeto. Logo após, será iniciado o trabalho de diagnóstico da situação atual de arborização urbana municipal, quais espécies são típicas da região, tempo de crescimento, forma de poda, entre outros detalhes importantes dentro de um programa de arborização.

O trabalho de Arborização que será realizado em Araguaína está incluso no Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, financiado pelo convênio com o Banco de Desenvolvimento da América Latina – Corporação Andina de Fomento (CAF), cujo processo para liberação do recurso está em andamento e o início das obras está previsto para o próximo ano. “Muito importante perceber que estamos avançando em ações ambientais que vão melhorar a qualidade de vida da nossa população”, destacou a superintendente municipal do Meio Ambiente, Luana Barbosa. (Autor: Ascom)

Posts Recentes

Share On Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons