Regional # Investimentos em obras mudam rotina da cidade e integra comunidade de Pedro Afonso

Pensar em administração uma pública eficiente e no desenvolvimento sustentável do município, de forma a garantir maior qualidade de vida e bem-estar aos seus moradores tem sido um dos focos da gestão de Pedro Afonso nos últimos sete anos.

Como parte integrante da construção das cidades, a execução de importantes obras, além de permitir investimentos em estruturas físicas que se multiplicarão pelos bairros do município, movimentam o mercado de trabalho com a utilização de mão-de-obra local e, após serem inauguradas, tornam-se espaços de integração e convívio social.

Na cidade localizada a 206 km de Palmas, apenas no ano de 2019, a gestão municipal entregou à comunidade, diversas obras executadas com um investimento que ultrapassou os R$ 4 milhões.

Atendendo a áreas como lazer, esporte, cultura, entre outras, as obras mudaram a paisagem do município e também a rotina da população de cerca de 16 mil habitantes.

Exemplos das mudanças ocasionadas pelas novas obras na ocupação dos espaços públicos do município podem serem vistos no Campo Society Domingos Santana de Oliveira e na quadra poliesportiva Acetides Gonçalves Benício (Acetidão), construídas, respectivamente, no centro da cidade e no Setor Canavieiras.

Os espaços, inaugurados em julho de 2019, reúnem semanalmente mais de 20 equipes esportivas, em horários de jogos diversificados, integrando mais de 600 esportistas amadores. “É um espaço que as pessoas estão utilizando muito atualmente. Isso é muito bom pra comunidade se juntar em momentos de lazer e alegria. Incentiva os jovens também a sair do caminho errado, onde a maioria se sente à vontade de está ali jogando”, conta o jovem estudante Tiago Batista Miranda, de 18 anos.

Ponto de encontro e lazer

Garantir a pluralidade de espaços e a convivência também foi um dos pontos pensando quando se idealizou o projeto da Praça Raimunda Cavalcante, que deu vitalidade a uma antiga área do município. Com cerca de 11 mil metros quadrados, a praça se tornou ponto de encontro entre amigos, área de caminhada e prática esportiva, e espaço de diversão para as crianças. “Eu, minha esposa e minha filha usamos a praça como lazer e prática de esporte, enquanto eu e minha esposa estamos caminhando minha filha está no parquinho brincando. Para nós, virou um ponto de encontro da família”, destacou Vitor Rosalino, gerente de uma instituição financeira localizada próxima a praça.

Polo de cultura

É por meio de obras idealizadas para atender a comunidade, que a gestão também incentiva práticas culturais que fortalecem a identidade local. Também inaugurado no último ano, o Teatro Adriana Correia Campos, tem agregado jovens e membros de projetos sociais em momentos de cinema, ensaio para apresentação teatral, e em  oficinas, palestras e outras atividades. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Educação, que administra o espaço, mais de 20 eventos são realizados mensalmente no teatro, gerando uma movimentação de mais de 1000 pessoas, sendo, desta forma, um polo de multiplicação de cultura e conhecimento.

“A ocupação desses espaços é extremamente importante, pois agrega a comunidade. Muitas vezes temos lugares que são bonitos, mas não são utilizados. Aqui, além de termos espaços adequados para a comunidade, há o incentivo para que as pessoas ocupem e construa esses espaços para além das estruturas físicas”, destaca o fundador do grupo social Unidos Pelo Bem, formado, por adolescentes, Júlio Cesar Machado.

Espaços pensados para o povo

Para além das obras citadas, diversas outras, como academias ao ar livre e praças, entregues pela gestão do prefeito Jairo Soares Mariano nos últimos sete anos, fortaleceram a vivência da cidade alterando, de forma positiva, a rotina dos pedroafonsinos, que até mesmo na zona rural tiveram acesso a obras que permitiram com que desfrutassem de bem-estar e maior qualidade de vida. “Os investimentos em prédios e espaços públicos só são validados em sua plenitude quando preenchidos pela sociedade. As obras ganham vidas e mudam a vida das pessoas. Por isso, é necessário ter esse elo entre o planejamento e a execução das obras e a incorporação da comunidade”, destacou o gestor ao frisar que novos espaços devem ser entregues ainda no primeiro semestre de 2020, entre eles, o Museu Histórico de Pedro Afonso, que vai ganhar sede própria num espaço antes deteriorado.

Fonte: Henrique Lopes/Ascom/PPA

Posts recentes

Categorias

[jetpack_subscription_form show_only_email_and_button=”true” custom_background_button_color=”undefined” custom_text_button_color=”undefined” submit_button_text=”Assinar” submit_button_classes=”undefined” show_subscribers_total=”false” ]

Blog

Share On Linkedin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons