Dia Mundial da Água: Governo do Tocantins desenvolve ações que garantem preservação e manutenção da qualidade dos recursos hídricos do Estado

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) desenvolve durante todo o ano diversas ações que visam a preservação e a manutenção da qualidade dos recursos hídricos do Estado. A gestão desses recursos é direcionada pela Política Estadual dos Recursos Hídricos e tem como um dos princípios básicos assegurar água em quantidade e qualidade para os diversos usos.

Segundo o diretor de gestão de recursos hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, “a água é um instrumento de produção e os usuários também são responsáveis pela gestão desse recurso”. Ainda segundo o diretor “essa data de celebração do Dia Mundial da Água serve para uma reflexão por parte dos usuários desse recurso principalmente na conscientização sobre determinadas ações que causam impactos na qualidade da água”.

O Tocantins possui Bacias Hidrográficas que atendem a população de diversas formas, cada uma com as suas especificidades e que são geridas de forma compartilhada pelos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH`s). Os Comitês são verdadeiros parlamentos das águas compostos por representantes dos usuários, sociedade civil organizada e poder público. É por meio de discussões e negociações democráticas que esses Comitês avaliam os reais e diferentes interesses sobre os usos das águas das bacias hidrográficas.

Dentre as Bacias que o Estado possui está a do Rio Formoso, que é utilizada prioritariamente para a agricultura irrigada, mas também garante o abastecimento doméstico que atende os 21 municípios que fazem parte da Bacia, além do fornecimento de água para a indústria que fomenta a economia do Estado. O Tocantins também conta com a Bacia do rio Santo Antônio e Santa Tereza que fornece água para a agricultura e auxilia no desenvolvimento do parque industrial da região sul do Estado.

O Estado possui também a Bacia do rio Lontra e Corda, que é utilizada prioritariamente na pecuária da região norte do Estado por conta da quantidade do rebanho existente. Já a Bacia do rio Manuel Alves, localizada na região sudeste, tem como prioridade a agricultura irrigada e a piscicultura, através do projeto Manuel Alves. Outras Bacias se diferem na utilização de uso dos recursos hídricos e apresentam potencial para o aproveitamento turístico no Estado.  É o caso da Bacia do rio Sono, na região do Jalapão, e da Bacia do entorno do Lago, essa última que oferece as praias como principal atrativo.

A disponibilização dos recursos hídricos em qualidade e quantidade para os mais variados usos é possível por conta da execução do Plano de Bacias. Inicialmente é feito um diagnóstico que ampara o CBH contabilizando a quantidade de usuários para o uso da água, logo após é feito um balanço hídrico mostrando a disponibilidade de água da Bacia. Além dessa análise é possível fazer uma previsão em cima de dados estatísticos sobre o comportamento dessa Bacia a curto, médio e longo prazo. O Plano de Bacias também apresenta para o CBH o plano de ações a serem executadas.

O secretário do Meio Ambiente, Renato Jayme, destaca que essas ações de preservação e monitoramento dos nossos recursos hídricos são de extrema importância principalmente para a nossa subsistência. “Os trabalhos que desenvolvemos aqui na Semarh em parceria com os outros órgãos ambientais e com o apoio do governador Mauro Carlesse são essenciais para que possamos possibilitar qualidade de vida para nossa população”. O secretário também destacou “que o Dia da Água para nós da secretaria é basicamente todo dia, afinal, estamos diariamente cuidando e buscando mecanismos de preservação desse bem tão precioso”.

O Governo do Tocantins também desenvolve outras ações que têm como objetivo monitorar a qualidade dos recursos hídricos estaduais. O Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água  (Qualiágua), desenvolvido através da Semarh em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), realiza campanhas periódicas para acompanhar a evolução da qualidade da água das bacias hidrográficas do Estado.

A cada ano os pontos analisados e os parâmetros utilizados são expandidos progressivamente. Em 2019 foram analisados 50 pontos e 12 parâmetros de qualidade. Essa análise serve de base para a verificação da equipe técnica quanto à evolução da água nas bacias do Estado, e a partir daí fazer a proposição de políticas públicas para corrigir qualquer irregularidade. O acompanhamento é assegurado através das 44 estações de monitoramento que medem chuva, nível e vazão. No Estado, praticamente em todas as Bacias já possuem uma Plataforma de Coleta de Dados (PCD) medindo o nível da água e quantidade de chuva que cai.

Algumas cidades do Tocantins atravessam períodos críticos na época da estiagem. Pensando nisso o Governo do Estado desenvolve o projeto Barraginhas, que são pequenas bacias de captação de água da chuva e de enxurradas que foram construídas em 17 municípios na região sudeste do Tocantins. O projeto é realizado pela Semarh em parceria com o Ruraltins e propicia a infiltração no solo das águas acumuladas, diminuindo os efeitos da erosão e do assoreamento, melhorando a recarga dos aquíferos subterrâneos. Alguns produtores rurais adaptaram as bacias para criação de peixes que auxiliam na complementação alimentar das famílias. As Barraginhas também são utilizadas como fonte de água para matar a sede do gado e a irrigação de pequenas hortas. É benefício social e ambiental garantido pelo Governo do Tocantins.

Celebração Dia Mundial da Água

As atividades em celebração ao Dia Mundial da Água que seriam realizadas nesta semana foram suspensas obedecendo as orientações dos gestores estaduais, em virtude da pandemia do novo corona vírus do (Covid-19). A previsão é que os eventos sejam realizados na Semana do Meio Ambiente, em junho.

Fonte: – Robson Corrêa/Secom-TO.

Legenda:

Lago de Palmas Lago de Palmas – Fernando Alves/Governo do Tocantins

Praia localizada na cidade de Novo Acordo-TO Praia localizada na cidade de Novo Acordo-TO – Fernando Alves

Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água  (Qualiágua)Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água (Qualiágua) – Fernando Alves/Governo do Tocantins

Plataforma de Coleta de Dados para monitoramento de nível e vazão no rio Araguaia em Xambioá-TOPlataforma de Coleta de Dados para monitoramento de nível e vazão no rio Araguaia em Xambioá-TO – Fernando Alves/Governo do Tocantins

Projeto Barraginhas desenvolvido pelo Governo do EstadoProjeto Barraginhas desenvolvido pelo Governo do Estado – Fernando Alves/Governo do Tocantins

Com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação dos bens naturais e, sobretudo, da água, para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia Mundial da Água que é celebradono dia 22 de março.

Posts recentes

Categorias

Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons