Mandato popular e participativo – Célio Moura e Zé Roberto viajantes menestréis do Tocantins

Quem são esses viajantes menestréis que falam da esperança, da justiça e da desigualdade social? Esses dois grandes cidadãos trazem à memória a sofrida época medieval, em que prevaleceram relações de nobreza e plebe…

As redes de servidão se estendiam por todo o reino, sendo que o rei era o dirigente mais poderoso, seguido pelos nobres: arquiduque, duque, marquês, conde, visconde e barão, todos explorando os trabalhadores, a plebe…

O poder jurídico, econômico e político se concentravam nas mãos dos senhores feudais acima, donos de latifúndios (feudos). E a realidade de hoje não é muito diferente daquela época. Somente 2% da população são donos das terras e da riqueza no Brasil.

E são por essas e outras que esses dois deputados, o federal Célio Moura e o estadual, Zé Roberto, bem conhecidos do povo tocantinense, verdadeiros representantes de nossa gente sofrida e desrespeitada pelo poder público desde a criação do nosso estado…

Zé Roberto e Célio Moura já visitaram mais da metade dos municípios do Tocantins em curto tempo e pretendem visitar lugarejos, cidades e moradores da zona rural para saberem como está a vida do povo simples, indo de porta em porta e de casa em casa pregando a comunhão dos bens, das terras, dos alimentos, da educação e da segurança aos mais afastados e isolados, aos pobres, aos descamisados e aos sem terra…

À medida que as nobrezas atuais foram ficando mais sofisticadas e cruéis na exploração dos mais pobres, os dois menestréis, Célio e Zé Roberto, botaram o pé na estrada com rapadura, farinha e água na botija, percorreram o estadão de Norte a Sul e de Leste a Oeste; eles bateram os pés, soltaram as vozes e receberam agratidão, a amizade e o reconhecimento da população sofrida, fazendo amigos por toda parte, andando pelos sertões mais longínquos do Tocantins. Você aí que ainda não recebera a visita dos Menestréis do Tocantins em sua casa, prepare o cafezinho, que eles estão chegando!

POR Nilo Alves # Agência JPA    

  

Posts recentes

      Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *