A partir desta segunda-feira, 11, programas como pré-natal, hipertensão, diabetes e saúde mental farão agendamento de consultas direto na unidade básica de saúde
Os pacientes dos programas têm retorno pré-determinado e muitos já marcavam as consultas na UBS. A medida diminui o fluxo das ligações no 0800 641 2200, facilitando o acesso ao serviço
Com o objetivo de ampliar os atendimentos e manter a eficiência, o Programa 0800 da Saúde (0800 641 2200) fará mudança no agendamento de consultas por telefone. A partir desta segunda-feira, 11, pacientes que são atendidos por meio de programas como pré-natal, hipertensão, diabetes, saúde mental e saúde da criança marcarão as consultas diretamente nas unidades básicas de saúde (UBS).
“Essa mudança é necessária para que possamos facilitar o acesso para ligações de outros pacientes, já que os atendidos pelos programas têm acompanhamento pré-determinado nas unidades básicas de saúde. Nós estávamos fazendo um serviço duplicado”, explicou o diretor do 0800 da Saúde, Jales Dias.
O diretor ainda explicou que muitos dos pacientes dos programas já marcavam as consultas na UBS e que a medida apenas direciona todos para a unidade e diminui o fluxo das ligações. Ele citou quais agendamentos serão mantidos pelo telefone a partir de segunda-feira: “Os atendimentos destinados a pacientes que desejam realizar consultas e exames de rotina ou buscam tratamento para sinais e sintomas”.
Abertura de vagas por telefone
Dias também informou que, só em janeiro, 33% dos agendamentos pelo 0800 da Saúde foram realizados por pacientes atendidos por programas. “Um total de 2.430 dos 7.270 agendamentos de consultas foram desses pacientes. Com a mudança, o fluxo de ligações no 0800 da Saúde terá menor número de ligações telefônicas e facilitará o acesso ao call center, que atualmente recebe mais de 12.000 ligações por mês”.
Consultas regulares dos programas
Os pacientes que farão atendimento diretamente na recepção das UBS têm consultas pré-determinadas para acompanhamento de seus casos. No Programa Pré-Natal, por exemplo, as gestantes têm o primeiro atendimento com enfermeiro da unidade, que inicia o acompanhamento da gravidez. A partir desse atendimento, a paciente passa a ter consultas intercaladas entre enfermeiro e médico, no mínimo de seis consultas, até o parto.
O Programa Hiperdia atende pacientes portadores de hipertensão e diabetes, que por protocolo são atendidos mensalmente e com atendimento médico a cada 90 dias. Nos meses subsequentes ao atendimento médico, a consulta será realizada pelo enfermeiro.
O primeiro atendimento do Programa Saúde Mental é feito na UBS e, dependendo de cada caso, podem ter acompanhamento especializado nos centros psicossociais. Já o Programa Saúde da Criança acompanha os pequenos com idade de zero a 12 anos, 11 meses e 29 dias, recebendo atendimentos pelos agentes comunitários de saúde, com quem fazem elo entre a família e a UBS.
Pessoas com casos de hanseníase, tuberculose e tabagismo também são atendidas diretamente nas unidades.
Facilidade no agendamento
O 0800 da Saúde tem garantido mais facilidade no agendamento de consultas de prevenção em Araguaína desde 2016, quando foi implantado. O call center funciona em uma sala na Secretaria Municipal da Saúde e é interligado com todas as UBS. Os agendamentos por telefone são realizados das 7 às 19 horas e cada UBS tem o dia específico para agendar as consultas.
Pacientes com casos de urgência e emergência são direcionados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizado no Setor Araguaína Sul. (Thatiane Cunha / Fotos: Marcos Filho Sandes/Ascom)
Programa 0800 da Saúde tem garantido mais facilidade no agendamento de consultas de prevenção em Araguaína desde 2016. O call center funciona das 7 às 19 horas
Posts recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias