Com apoio do Governo do Tocantins, comunidade da Barra da Aroeira recebe projeto voltado para troca de saberes e experiências culturais

Arte, cultura, resistência e tradição estarão presentes em um intercâmbio cultural na comunidade quilombola Barra da Aroeira

Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o Ponto de Cultura Itinerante – Um Ponto Dois desenvolve neste sábado, 30, o projeto Imersão Cultural, na comunidade quilombola Barra da Aroeira, no município de Santa Tereza do Tocantins. A caravana permanece na comunidade até a terça-feira, 2.

Os atores e a equipe técnica do grupo prestigiarão apresentações culturais das comunidades locais e também apresentarão para a comunidade as suas produções. “Vai ser uma troca muito bacana, de oferecer o que a gente tem de produto cultural e receber deles toda a tradição e a história local. Estamos ansiosos”, afirma o diretor do Grupo Um Ponto Dois, Lucas Justino Vettore.

No intercâmbio artístico, o grupo também irá apresentar o espetáculo As Histórias que Vou Te Contar, montado a partir das lendas das regiões amazônicas do Tocantins. Já as apresentações culturais oferecidas pela comunidade ainda serão surpresa, contudo, incluem música, dança, teatro e saberes populares. A comunidade é bastante reconhecida pela produção em agricultura, artesanato, buriti, dança da sússia e tocadoras de tambores.

Ainda de acordo com o diretor do grupo, a comunidade Barra da Aroeira foi escolhida por ter forte teor cultural e tradicional, organizado principalmente pelas mulheres da região. “Infelizmente, a maioria das produções culturais profissionais não alcança as zonas rurais e as comunidades quilombolas. Então, mais do que essa troca de saberes e experiência, a nossa imersão tem contexto de democratização da arte e cultura”, complementa o artista.

O projeto foi contemplado pelo Prêmio Aldir Blanc, da Adetuc, e pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura.

“O projeto de imersão cultural possibilita o acesso à cultura pelas comunidades do interior, o que estimula ainda a formação de plateia nas regiões de grande valor cultural do Tocantins”, considera o presidente interino, Jairo Mariano.

Fonte: Wladimir Machado/Secom/TO.

Imagem capa: Caravana segue com a imersão cultural até terça-feira, 2 – Foto: Flaviana OX

Posts mais recentes

Categorias

https://selo144.wordpress.com

Aciara AL-TO Araguaina Araguaína-TO. Bolsonaro Brasil Campanha Cerrado Cidadania CPT Cultura Câmara de Araguaína-TO. Célio Moura Célio Moura 1303 Célio Moura PT?TO Democracia Dep. fed. Célio Moura direitos humanos DPE-TO eleições Fieto-TO indígênas Lula Livre Meio ambiente Meio ambiente Tocantins MPE-TO. Naturatins palmas Paulo Mourão 131 política Porto Nacional Prefeito WR/Araguaína Prefeitura de Araguaína PT PT Tocantins Seminário Sesc-TO Sisepe-TO. Sustentabilidade Sáude TO. Tocantins Turismo Unitpac Via Lago

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons