“Em casa, o machismo oprime ainda mais, favorecido pelo isolamento. Na terra, o trabalho é intenso – mas invisível. As poucas políticas públicas favoráveis estão ameaçadas. Mas elas lutam – e se encontram com o feminismo”
Por Nilo Alves
Agência Tocantins
O que significa para a senhora a mulher do campo? Os movimentos e organizações de mulheres, em geral, congregam somente as mulheres urbanas. No entanto, as que vivem no campo representam um peso significativo no conjunto das mulheres. No Tocantins e no Brasil afora, elas somam quase metade da população feminina.
Como a senhora ver a luta das companheira do campo? Por sua própria situação objetiva, dispersas em termos dos lugares de residência e de trabalho, e pela natureza específica de sua realidade, as mulheres rurais são privadas do acesso aos meios de vida e de luta, como informação, instrução, espaços culturais etc, de que gozam as mulheres da cidade.
Como superar as dificuldades? Por isso, têm mais dificuldades para desenvolver sua consciência política e avançar em sua organização. Mas não é só no plano organizativo que as mulheres do campo são, com raras exceções, deixadas de lado. Nos debates, na produção intelectual, nos projetos elas são tratadas no conjunto, ou nem são consideradas.
A mulheres do campo lutam por seu direitos? Isso não quer dizer que as mulheres do campo não lutam por seus direitos e por sua libertação. Ao contrário, sobretudo as mulheres trabalhadoras, tendo que enfrentar a dura realidade da vida rural que lhes coloca em primeiro lugar a busca da sobrevivência, elas têm de se engajar, cada vez mais, na luta dos trabalhadores rurais pelo direito de existir como cidadão e pelo direito de viver.
E são por essas e outras que a trabalhadora do campo Cirlene Gomes se optou em ser pré-candidata a prefeita da cidade de Dois irmãos no Tocantins.
Leia Mais…
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
BIOGRAFIA RESUMIDA
Cirlene Gomes da costa, filha de trabalhadores rurais sem terra Zeni e Francisco. Nasceu em Dois Irmãos na região do Lajeado agricultora familiar.
Tem 4 irmãos todos moram em Dois Irmãos, casada com José Távaro. Mãe de um filho ( Vitor Emanuel ) começou sua militância no partido dos trabalhadores aos 16 anos de idade, foi candidata a vereadora com 18 anos, ficando como suplente, logo assumiu o mandato por 1 ano.
Faz parte da Comissão Nacional de Mulheres na secretaria das mulheres da CONTAG.
É membro da associação criada pelo crédito fundiário, com 4 anos de participação.
Em seguida foi eleita na FETAET – Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do estado do Tocantins.
Com votação da maioria do Diretorio do Partido dos Trabalhadores Municipal, é pré- candidata a prefeita de Dois irmãos.
Uma das suas prioridades de seu mandato é a saúde pública e de qualidade, assim como a educação, agricultura familiar, geração de renda e emprego, infraestrutura, esporte e habitação. Seguiremos juntos juntas, e juntos nessa caminhada nesse projeto político popular em prol do desenvolvimento do nosso município.
Categorias
Redes Sociais!
Assinar!