Nesta edição da Agrotins, o tema central da exposição dos agricultores familiares, artesãos, comunidades tradicionais e quilombolas é “Bioeconomia e Cerrado”
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e parceiros organizam a exposição de produtos agroextrativistas dos agricultores familiares de todas as regiões do Estado no Pavilhão da Agricultura Familiar durante a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2022). A feira, com o tema Integrar, intensificar para Preservar, ocorrerá de 10 a 14 de maio no Parque Agrotecnológico do Tocantins, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.
Nesta edição da Agrotins, o tema central da exposição dos agricultores familiares, artesãos, comunidades tradicionais e quilombolas é Bioeconomia e Cerrado, visando ao manejo sustentável e socioeconômico dos produtos naturais do Cerrado tocantinense, possibilitando aos agroextrativistas a geração de emprego e renda.
Programação
Na programação, constam também diversas atividades como as oficinas Sabores do Cerrado, palestras, painéis e debates direcionados a atender expositores, visitantes e o público interessado em conhecer e saborear os produtos do Cerrado como mangaba, murici, macaúba, jatobá, buriti, baru, pequi, entre outros.
De acordo com a engenheira agrônoma e responsável pela organização dos expositores, Francisca Marta Barbosa, no Pavilhão da Agricultura Familiar, “está sendo programada uma série de atividades e debates de órgãos e instituições, nacional e internacional, voltados para incentivar os povos de comunidades rurais e os agricultores familiares, no que se refere ao agroextrativismo sustentável no Tocantins”.
Inovações
Entre as novidades na Agrotins deste ano estão a troca de sementes crioulas, a cantina das agroextrativistas e a participação do projeto Articulafito, Cadeias de Valor em Plantas Medicinais, iniciativa conjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que identificou e mapeou 26 cadeias de valor em plantas medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias em todas as regiões do país.
Fonte: Elmiro de Deus/Governo do Tocantins
Edição: Cláudia Peixoto – Revisão Textual: Marynne Juliate
Imagem capa: Troca de sementes crioulas, cantina das agroextrativistas e a participação do projeto Articulafito, Cadeias de Valor em Plantas Medicinais serão realizadas na Agrotins 2022 – Foto: Governo do Tocantins
Posts mais recentes
Categorias
Aciara Agronegócio AL-TO Araguaina Araguaína-TO. Bico do papagaio Bolsonaro Brasil Campanha Cerrado Cidadania Cultura Câmara de Araguaína-TO. Célio Moura Célio Moura 1303 Célio Moura PT?TO Democracia Dep. fed. Célio Moura DF Célio Moura/PT/TO. direitos humanos DPE-TO Fieto-TO Guarda Municipal indígênas Jalapão Lula Livre Meio ambiente Meio ambiente Tocantins MPE-TO. Naturatins palmas Paulo Mourão 131 política povos indígenas Prefeito WR/Araguaína Prefeitura de Araguaína PT Seminário Sesc-TO Sisepe-TO. Sáude TO. Tocantins Turismo Via Lago