Cacique Wagner Katamy disse ao secretário Hercy Filho que quer atrair turistas e valorizar as tradições indígenas.
Distante 57 km do município de Lagoa da Confusão, a Terra Indígena Krahô-Kanela tem o privilégio de estar localizada entre os dois mais importantes rios da região, o Formoso e o Javaé, e possuir 12 lagos. Culturalmente, é um povo que tem lutado pela retomada de suas tradições, após correr risco real de desaparecimento. O cacique Wagner Katamy Ribeiro da Silva Krahô-Kanela, da aldeia Catämjê, e o vice-cacique Josiel Hujk Matos Gomes Krahô-Kanela estiveram nesta segunda, 21, com o secretário de Cultura e Turismo Hercy Filho.
“Viemos pedir apoio para projetos de turismo e cultura”, explicou Wagner, ao relatar que pretende implantar um acampamento para os turistas e uma área para observação de aves. “Queremos deixar a natureza preservada”, completou e disse que estimular a confecção de artesanato e a realização de festas tradicionais também é prioridade.
“A união entre a cultura tradicional e o turismo de natureza precisa ser aproveitada pelos nossos povos indígenas, para a difusão de atividades de etnoturismo”, afirmou o secretário Hercy Filho, ao colocar à disposição do cacique técnicos da Cultura e do Turismo, para orientar no que for necessário.
Krahô-Kanela
Os Krahô-Kanela descendem dos povos Timbira (tronco Macro-Jê) Krahô e Kanela. Os indígenas foram expulsos de suas terras originais no Maranhão por pecuaristas e migraram para a região da Mata Alagada, no município de Lagoa da Confusão, e foram novamente expulsos no final dos anos de 1970. A partir daí, espalharam-se entre a Ilha do Bananal e vários municípios.
Após uma extensa luta judicial, os Krahô-Kanela conseguiram a regularização da Terra Indígena, no início dos anos 2000, além do reconhecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai) como etnia. Atualmente, são 130 indígenas, sendo que 60 deles vivem na aldeia Catämjê.
Fonte: Seleucia Fontes/Governo do Tocantins
Imagem capa: Apoiar os povos tradicionais é uma das missões da Sectur, disse Hercy Filho ao Cacique Wagner (d) e ao vice-cacique Josiel_Sectur-Governo do Tocantins.
Posts mais recentes