UBS José de Sousa Rezende, no Setor Alto Bonito, reforçará o atendimento a pacientes com sintomas leves das doença. Início das atividades será nesta segunda-feira, 18
Os pacientes cadastrados na unidade receberão atendimento em outras UBS próximas
A partir da próxima segunda-feira, dia 18, os araguainenses contarão com mais uma unidade de referência para o atendimento a covid-19. A Unidade Básica de Saúde José de Sousa Rezende, localizada à Rua São João Batista, Lote 2, Quadra 1D, no Setor Alto Bonito, passará a atender exclusivamente aos moradores com sintomas leves da doença, das 7 às 19 horas.
A UBS está passando por adaptações para a nova finalidade, por isso permanece fechada nesta quinta e sexta-feira. Com esta, já são três unidades dedicadas a este atendimento, realizado desde 19 de março nas unidades do Bairro JK e Albeny Soares, do Setor Couto Magalhães.
“As duas unidades já implantadas estão atendendo a uma média diária de 100 pacientes. Considerando a demanda e também a localização, identificamos a necessidade de ampliação do atendimento”, explicou o superintendente municipal da Atenção Básica, Murilo Bastos.
Comunidade do setor
Os moradores do Setor Alto Bonito e arredores, cadastrados na UBS José de Sousa Rezende, receberão atendimento em outras unidades. Os pacientes em tratamento contínuo (hipertensos, diabéticos e saúde mental) podem procurar a UBS mais próxima para renovar sua receita, mediante apresentação de cópia da receita anterior e lembrando que a receita passou a ter validade de 180 dias a partir da data de emissão.
Gestantes com acompanhamento pré-natal já agendado, devem procurar a UBS Dr. Francisco Barbosa de Brito, localizada à Rua A, esquina com Rua L, na Vila Aliança, e solicitar o reagendamento. Na mesma unidade também serão realizados os atendimentos de sonda vesical de demora, solicitação e entrega de material de paciente e acompanhamento aos pacientes de hanseníase.
Vacinação, teste do pezinho, curativos e dispensação de medicamentos podem ser solicitados em qualquer outra UBS. Os serviços de atendimento domiciliar seguem suspensos em todas as unidades devido à pandemia.
Identificando os sintomas
Febre abaixo de 38 graus, tosse, dor de garganta e coriza, são considerados sintomas leves. Nestes casos, se sentir necessidade de atendimento médico, o paciente deve procurar uma dessas três UBS. Caso apresente apenas sintomas leves e não veja a necessidade de procurar assistência médica, a orientação é para ficar em casa em isolamento.
Já aquelas com febre acima dos 38 graus, tosse com ou sem catarro, dor no peito e nas costas, dores de cabeça, dificuldade de respiração e cansaço devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no Setor Araguaína Sul.
Rede hospitalar
Atualmente, a rede hospitalar do Município, privada e pública, tem 44 leitos exclusivos para tratamento de pacientes com covid-19, sendo 26 leitos em unidade de tratamento intensivo (UTI).
A partir do dia 20, está previsto o início das atividades da Unidade Corona Norte, no prédio da antiga UPA Vila Norte, que inicialmente contará com 15 leitos, contribuindo com o aumento de leitos para a população de 64 municípios do Tocantins.
Boletim epidemiológico
Conforme o boletim epidemiológico da última quarta-feira, 13, Araguaína registra 434 casos confirmados da covid-19, com 94 pacientes recuperados e cinco óbitos.
Fonte: Mara Santos / Foto: Marcos Sandes/Ascom
Posts recentes
- Prêmio FIETO 2024: As Indústrias Inovadoras do Tocantins
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
Categorias
Assinar!
Blog
Redes Sociais!