Controladoria do Município recebeu equipe técnica da cidade de Porto Nacional para conhecer como a secretaria atua junto ao Tribunal de Contas do Estado
Recepcionados pela controladora Mariana Cardoso na semana passada, no gabinete do prefeito, a equipe portuense conheceu ainda os canais que a Prefeitura utiliza para dar visibilidade na gestão dos recursos junto à população
Conhecer os materiais de trabalho e a atuação da Prefeitura de Araguaína na aplicação dos recursos públicos foi o objetivo da visita de uma equipe de cinco técnicos da cidade de Porto Nacional, localizada no sul do Estado. Recepcionados pela controladora Mariana Cardoso na semana passada, no gabinete do prefeito, os visitantes apontaram que a cidade é referência junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).
“Fazendo pesquisas, a gente sempre vê Araguaína como referência em manuais e instruções no TCE e através disso buscamos esse contato para aprender mais e ajudar os nossos gestores a cuidar dos recursos”, informou a diretora de fiscalização de contratos e convênios da Controladoria Municipal de Porto Nacional, Mariella Santos, acrescentando que o Município está uma fase de reestruturação da pasta.
Participaram ainda da comissão de analistas portuenses os técnicos Antônia Vanier Tavares, Tatiana Guimarães, Paula Souza e Raimundo Nonato Conceição.
Diminuindo os custos
Segundo a controladora Mariana, o diferencial do Controle Interno de Araguaína é ser uma pasta independente e trabalhar com a orientação dos gestores para melhorar a aplicação dos dinheiro público. “Buscamos fazer mais e diminuir os custos. Todos os processos são acompanhados ponto a ponto e sobre os porquês dos gastos”.
Mariana citou ainda que há uma relação estreita de consultoria com o TCE, o que torna os processos mais eficazes.
Transparência na gestão
Outro ponto citado na reunião são os canais que a Prefeitura utiliza para dar visibilidade e transparência na gestão dos recursos junto à população.
O Município conta com o Portal da Transparência disponível no site www.araguaina.to.gov.br; a Ouvidoria física pelo telefone 0800 649 2200 e digital, também por meio do site. Outros meios de registar uma demanda na Ouvidoria é indo à sede da Prefeitura, na Rua Vinte e Cinco de Dezembro, nº 265, no Centro, e por carta, enviando a demanda para o mesmo endereço.
Além dos canais, a Controladoria de Araguaína conta com oito analistas de controle interno que orientam e acompanham os gestores nos processos de contratação de obras e serviços.
Controladoria
A Controladoria fiscaliza e coordena a execução dos contratos de gestão com órgãos públicos, empresas privadas e estatais, entre outros. A pasta também é responsável pelo controle dos programas de governo e do orçamento do Município, além do cumprimento das metas do Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias… (Thatiane Cunha/Foto: Marcos Sandes/Ascom)
Posts recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias