Produção de energia limpa deverá abastecer todos os prédios públicos municipais reduzindo os gastos com energia elétrica

Usina de Energia Solar

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, recebeu neste mês, na sede da Secretaria da  Fazenda, Tecnologia, Ciência e Inovação, a equipe técnica do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis do Rio Grande do Norte.  O Senai foi contratado pelo Município para desenvolver o estudo técnico que antecede a construção de uma usina fotovoltaica municipal. O objetivo é abastecer todos os prédios públicos municipais com energia solar, reduzindo o gasto público com energia elétrica.
 
“O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis é referência na pesquisa e no desenvolvimento de inovações para o setor de Energias Renováveis e entre suas especialidades está a energia solar. Com o estudo técnico e o projeto da usina, poderemos iniciar a obra de construção, garantindo o maior potencial de produção possível e atendendo desde os prédios administrativos, até escolas e UBS (Unidades Básicas de Saúde), o que vai reduzir os custos com energia”, explicou o prefeito.
 
A energia fotovoltaica é um tipo de energia alternativa renovável que utiliza como fonte a luz solar, por meio de placas -que transformam esta energia e direcionam à rede elétrica.
 
Modelo de inovação
Durante a visita, a equipe de profissionais do Município acompanhou a equipe técnica do instituto até um dos possíveis locais escolhidos para a construção da usina, no DAIARA (Distrito Agroindustrial de Araguaína). A área passará por um estudo de viabilidade, analisando também o potencial de produção de energia solar.

 “Essa iniciativa demonstra a preocupação da Prefeitura de Araguaína não apenas com a economia neste momento em que os custos energéticos estão altos, mas também com as metas climáticas e preparando Araguaína para um novo horizonte, preocupado com o nosso planeta. Além do estudo técnico, também vamos oferecer o treinamento para os profissionais que irão operar o serviço no município e esta usina será referência para toda a região, tanto como modelo de redução de custos, como para estudos acadêmicos”, disse o coordenador de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis , Antônio Medeiros.

“Esta usina será referência para toda a região, tanto como modelo de redução de custos, como para estudos acadêmicos”, diz o coordenador de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Senai, Antônio Medeiros

Fonte: Felipe Maranhão – Foto: Marcos Sandes/Ascom

Posts mais recentes

Categorias

https://selo144.wordpress.comhttps://selo144.wordpress.com

Aciara AL-TO Araguaina Araguaína-TO. Bolsonaro Brasil Campanha Cerrado Cidadania CPT Cultura Câmara de Araguaína-TO. Célio Moura Célio Moura 1303 Célio Moura PT?TO Democracia Dep. fed. Célio Moura direitos humanos DPE-TO eleições Fieto-TO indígênas Lula Livre Meio ambiente Meio ambiente Tocantins MPE-TO. Naturatins palmas Paulo Mourão 131 política Porto Nacional Prefeito WR/Araguaína Prefeitura de Araguaína PT PT Tocantins Seminário Sesc-TO Sisepe-TO. Sustentabilidade Sáude TO. Tocantins Turismo Unitpac Via Lago

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons