Por Redação:
O deputado federal Célio Moura (PT) foi o mediador de um café da manhã, em Brasília, na última sexta-feira, 23, entre o ex-prefeito e presidente regional do do PSB, Carlos Amastha, o ex-presidente estadual do PT e suplente de senador, Donizeti Nogueira (PT), e a diretora da Fundação João Mangabeira, do PSB, Amanda Sobreira. Os quatro analisaram a conjuntura estadual e os cenários para as eleições de 2022.
Posicionamento e sem personalização
A conclusão é que o momento exige um posicionamento das forças políticas de oposição ao governo estadual, que despersonalize o processo e centre forças na construção de um projeto de desenvolvimento fundado na inclusão social e nas sustentabilidades econômica e ambiental.
A conversa continuará
O grupo continuará conversando e envolverá outros dirigentes e lideranças políticas do Estado, de diferentes partidos, das organizações de classes e dos movimentos sociais.
Petistas em divergência
Amastha e o grupo de Célio — incluindo aí o presidente regional do PT, deputado estadual Zé Roberto — tiveram grave estremecimento com o grupo de Donizeti na eleição suplementar de 2018. O suplente queria o partido na campanha ao governo da senadora Kátia Abreu (PP), mas os petistas Célio e Zé Roberto foram para o palanque de Amastha — o hoje deputado federal acabou sendo o candidato a vice do pessebista.
Sem reversão
A executiva nacional, aliada de Donizeti nesse caso, chegou a recorrer à Justiça Eleitoral, mas não teve como reverter e o PT foi mesmo vice de Amastha na suplementar.
Preterido
Nas eleições ordinárias de 2018, o PT acabou preterido por Amastha, que escolheu um nome do PSDB, o empresário Oswaldo Stival, para a vaga de vice.
Com Dimas e Laurez
Amastha tem feito uma série de conversas com líderes do Tocantins de olho em 2022. Na semana passada almoçou com o presidente regional do Podemos e pré-candidato a governador, Ronaldo Dimas; e na segunda foi a vez de um encontro com o ex-prefeito de Gurupi Laurez Moreira (PSDB), como Amastha e Dimas, também pré-candidato ao Palácio.
Fonte:Por Cleber Toledo Coluna CT
Posts recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
- Câmara de Araguaína aprova novo Regimento Interno
Categorias