Conhecida por ser uma das principais atrações turísticas do Brasil, por conta de suas belezas naturais, o mundo desconhece a importância que a Chapada Diamantina tem no fornecimento de água para o estado da Bahia, e para o equilíbrio da rede hidrográfica brasileira.
Refém dos interesses comerciaisde grandes produtores rurais, abandonada e maltratada pelo poder público, a Chapada está secando e seus rios estão morrendo. Comunidades ao longo da Chapada já sofrem com a escassez de água, conflitos que podem se tornar mais violentos estão se intensificando na região e a capital soter opolitana também vai sofrer com a falta d’água.
Em Utinga, os índios Payayás já perceberam há uns anos o tamanho do problema e começaram um trabalho de conscientização, articulação política e ação. Hoje, Otto Payayá, avalia que aação é a única ferramenta que ele ainda crê. “Do governo a gente tá cansado. Agente junta a comunidade e vamos limpar o rio, plantar na beirada dele, fazeralgo prático, recuperar a vegetação para que a água volte a correr”, afirmou.
A descrença de Otto não é à toa,além do abandono relegado pelo estado à região, quando ele enfim age, o faz sem planejamento e acaba por piorar a situação. O rio Utinga nasce na comunidade de Cabeceira do Rio, distante cerca de oito quilômetros da sede do município de Utinga. Ele é responsável pelo abastecimento de água das cidades de Utinga,Wagner, Lajedinho e Andaraí. Em 1977 foi construída uma barragem na cabeceirada nascente do rio Utinga, literalmente em cima da nascente e de seus fervedouros – nascentes de rios subterrâneos. E para piorar ainda mais, a retirada da mata ciliar na área da barragem provocou o desbarrancamento, o quetem assoreado o rio. O indígena relatou que recentemente conseguiu levar aolocal o engenheiro responsável pela obra da barragem e que ele se emocionou ao ver o tamanho do erro que cometeram.
CONFIRA POST ESPECIAL COMPLETO AQUI (CLIC)
Posts Recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias