Reunião de apresentação do projeto piloto de aprimoramento das ferramentas de avaliação e coleta de dados da Rede de Observadores

Dados levantados pelo Monitor de Secas do Tocantins no último ano e as metodologias de análise foram apresentadas na segunda reunião do projeto piloto de aprimoramento das ferramentas de avaliação e coleta de dados da Rede de Observadores. Único estado da região norte no Monitor de Secas, o Tocantins é representado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

O objetivo do piloto é melhorar as ferramentas de coleta e análise dos dados levantados pela rede de observadores locais, composta por representantes municipais, a fim de melhorar o sistema de integração e resposta das informações.

Segundo o técnico responsável pelo Monitor de Secas na Semarh, Francisco Medeiros, “a rede de observadores locais é hoje uma das ferramentas mais valiosas que a equipe do Monitor dispõe, pois agrega a visão das pessoas inseridas nos seus respectivos municípios, eleva o caráter participativo, melhora e auxilia no trabalho de consistência dos dados”.

O encontro contou com a participação dos representantes da Agência Nacional de Água (ANA), da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Tocantins.

Monitor de Secas

O Monitor de Secas é um processo de acompanhamento regular e periódico da situação da seca em 20 estados brasileiros, cujos resultados consolidados são divulgados por meio do Mapa do Monitor de Secas, que podem ser acompanhados clicando aqui.

O Monitor facilita a tradução das informações em ferramentas e produtos utilizáveis por instituições tomadoras de decisão e indivíduos, de modo a fortalecer os mecanismos de Monitoramento, Previsão e Alerta Precoce. 

Fonte: Luíza Caetano/Governo do Tocantins

*Estagiária sob supervisão de Camila Mitye

Posts recentes

Categorias

https://selo144.wordpress.com

Instagram @rybalima

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons