Os atendimentos continuam nesta quarta-feira, 20, em Mateiros, na Quadra Poliesportiva ao lado da Escola Municipal Professora Ernestina Vieira para os(as) moradores(as) que residem na cidade de Mateiros e nas comunidades Riachão, Rio Novo e Rio Preto.
Quilombolas da comunidade Mumbuca, no município de Mateiros, e das comunidades Boa Esperança, Prata, Carrapato, Formiga e Ambrósio, recebem atendimento da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) nesta terça-feira, 19, durante ação de membros e servidores(as) da Instituição por meio dos programas “Defensoria Itinerante” e “Defensoria Quilombola”.
Nesta terça-feira, os atendimentos foram centralizados na comunidade Mumbuca. Nesta quarta-feira, 20, os atendimentos continuam na região do Jalapão para moradores(as) de Mateiros com perfil de assistidos(as) e para outras comunidades quilombolas localizadas no município.
Líder da comunidade Boa Esperança, Adão Ribeiro disse que eles estão em um dos locais mais sofridos e de difícil acesso e citou a construção de uma ponte como a principal necessidade. “(…) nós queremos mudar nossa vida. Não queremos ficar carregando as pessoas [doentes] em uma rede até o rio. Essa ponte vai dar vida a Boa Esperança e até para toda Mateiros”, ressaltou.
Da comunidade Mumbuca, Railane Ribeiro da Silva citou a regularização do território como a principal demanda. “Precisa ser regularizado. A gente não tem certeza se essa concessão vai acontecer ou não vai e com nosso território regularizado, quando ela vir, a gente tem pelo menos nossa área organizada”, comentou.
Como funciona
A partir das demandas levantadas nas comunidades, a Defensoria Pública irá adotar instrumentos extrajudiciais e judiciais imprescindíveis à dignidade da pessoa humana. Participam da ação o diretor do Núcleo Regional da Defensoria Pública de Porto Nacional, defensor público Marcello Tomaz de Souza, o coordenador do Núcleo Especializado de Questões Étnicas e de Combate ao Racismo (Nucora), defensor público Arthur Luiz Pádua Marques; a coordenadora do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Palmas, defensora pública Letícia Amorim, e servidores(as) do Núcleo Especializado da Defensoria Pública Agrária (DPagra), Nucora e Nuamac de Palmas.
Estão sendo atendidas demandas nas áreas de Família e Sucessões, Cível, Defesa da Mulher, Consumidor, Fazenda Pública, Moradia, Saúde, Juizado Especial Criminal, Direitos Humanos e Direitos Quilombolas.
As prefeituras de Mateiros e de São Félix do Tocantins apoiam a ação. Também é parceira a Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins. A abertura oficial das atividades foi realizada ontem (18).
Programação
Os atendimentos desta quarta-feira, 20, acontecerão em Mateiros, na Quadra Poliesportiva ao lado da Escola Municipal Professora Ernestina Vieira para os(as) moradores(as) que residem na cidade de Mateiros e nas comunidades Riachão, Rio Novo e Rio Preto.
Fonte: Gisele França/Comunicação DPE-TO
Imagem capa: Marcello Tomaz, diretor do Núcleo Regional da Defensoria em Porto Nacional, em atendimento durante itinerante – Foto: Loise Maria / Comunicação DPE-TO
Posts mais recentes
Categorias
Aciara Agronegócio AL-TO Araguaina Araguaína-TO. Bico do papagaio Bolsonaro Brasil Campanha Cerrado Cidadania Cultura Câmara de Araguaína-TO. Célio Moura Célio Moura 1303 Célio Moura PT?TO Democracia Dep. fed. Célio Moura DF Célio Moura/PT/TO. direitos humanos DPE-TO Fieto Fieto-TO indígênas Jalapão Lula Livre Meio ambiente Meio ambiente Tocantins MPE-TO. Naturatins palmas Paulo Mourão 131 política povos indígenas Prefeito WR/Araguaína Prefeitura de Araguaína PT Seminário Sesc-TO Sisepe-TO. Sáude TO. Tocantins Turismo Via Lago