
O óleo que atingiu as águas veio de uma empresa que pegou fogo durante a noite dessa segunda-feira, 18
Após o incêndio que atingiu uma loja de maquinários agrícolas em Araguaína nessa segunda-feira, 18, as equipes da Defesa Civil e da fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente do Município iniciaram um trabalho de limpeza no Córrego Santo Antônio, também conhecido como Água Fria, que corta a cidade. Com o acidente, produtos químicos e uma grande quantidade de óleo acabaram atingindo o curso d’água e o material teve que ser contido.
Após o controle do material que estava sendo despejado no córrego, a equipe de fiscalização do Meio Ambiente acionou o responsável pelo acidente, que já iniciou o trabalho de retirada do material contaminado por meio de uma empresa terceirizada.
Preservação
“O trabalho de contenção iniciou de forma rápida, para evitar que o óleo se espalhasse para uma área maior, equipes da Defesa Civil, do Meio Ambiente e da Secretaria da Infraestrutura trabalharam durante todo o dia também com o auxílio do Corpo de Bombeiros e a utilização de uma espuma especial para esse tipo de acidente. A empresa responsável já foi acionada e será responsabilizada pelos danos ambientais causados”, explicou o diretor municipal de Fiscalização Ambiental, Orialle Barbosa.
De acordo com a Lei Federal de Crimes Ambientais nº 9.605/98 e o Decreto nº 6514/2008, o prejuízo à natureza deve ser restaurado. Esse tipo de poluição, caso o material não seja retirado do córrego, pode resultar em punição do responsável e multa que varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, de acordo com o tipo de crime ambiental.
Fonte Felipe Maranhão | Foto: Divulgação / Ascom
CONTRASTES araguainense!!!
Posts mais recentes
- BANCO DA AMAZÔNIA OFERECE LINHAS DE CRÉDITO NA 55ª EXPOARA 2023
- Econúcleo: Defensoria Pública inaugura nesta sexta-feira, 2, sede própria da Instituição em Colméia
- Semana do Meio Ambiente de Araguaína terá foco na preservação e cuidados com a água
- Meio Ambiente e instituições parceiras realizam mais uma etapa de preparação da oficina de REDD+
- Marcus Marcelo solicita criação de cargo para profissionais de apoio a alunos com deficiência
- Setur mobiliza municípios com ação educativa sobre o Cadastur
Categorias

Aciara Agronegócio AL-TO Araguaina Araguaína-TO. Bico do papagaio Bolsonaro Brasil Campanha Cerrado Cidadania Cultura Câmara de Araguaína-TO. Célio Moura Célio Moura 1303 Célio Moura PT?TO Democracia Dep. fed. Célio Moura DF Célio Moura/PT/TO. direitos humanos DPE-TO Fieto-TO Guarda Municipal indígênas Jalapão Lula Livre Meio ambiente Meio ambiente Tocantins MPE-TO. Naturatins palmas Paulo Mourão 131 política povos indígenas Prefeito WR/Araguaína Prefeitura de Araguaína PT Seminário Sesc-TO Sisepe-TO. Sáude TO. Tocantins Turismo Via Lago