Serviço recebe vítimas de violência sexual de todo o estado e que estão em situação de risco
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por intermédio do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa da Mulher (Nudem) e Núcleo Espcializado de Defesa da Saúde (Nusa), oficiou a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da Diretoria de Gestão Hospitalar, a prestar informações sobre o funcionamento do Serviço de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis).
O Serviço foi incorporado ao pronto socorro como nova forma de atendimento às vítimas de violência sexual, desde o dia 1º de agosto. No Ofício, o Nudem e o Nusa questionam os impactos das mudanças no atendimento às vítimas, de forma a evitar qualquer tipo de retrocesso.
De acordo com o Nudem e o Nusa, o Savis é fundamental para o atendimento humanizado e qualificado de mulheres violentadas, principalmente na rede de proteção e defesa dos direitos das mulheres. No Ofício, o Núcleo expõe, ainda, que o Serviço não se restringe ao atendimento ambulatorial, mas contempla o imprescindível acompanhamento psicológico por equipe multidisciplinar.
Ofício
O Ofício é assinado pelos defensores públicos Franciana Di Fátima, coordenadora do Nudem, e Arthur Luiz Pádua Marques, coordenador do Nusa. Ele foi protocolado na sexta-feira, 2, e estipula o prazo de 48 horas para respostas.
Atendimento
O Savis recebe vítimas que são crianças, adolescentes e mulheres de todo o estado e que estão em situação de risco. Alguns servidores do Hospital e Maternidade Dona Regina em Palmas estão preocupados com a alteração no Savis.
(Cinthia Abreu/ Ascom DPE-TO – Loise Maria/ Arquivo Ascom DPE-TO)
Posts recentes
- Prêmio FIETO 2024: As Indústrias Inovadoras do Tocantins
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
Categorias