Com o objetivo de elucidar as ações que são realizadas quanto ao uso correto e recomendado de agrotóxicos no Estado, o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Alberto Mendes da Rocha, e os técnicos da área vegetal, em atendimento ao convite, estiveram na Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira, 23. “Foi uma oportunidade para esclarecermos dúvidas e discutirmos atividades que atendam a produção de alimentos, preservação do meio ambiente e a saúde da população”, disse Alberto Mendes.
Durante a reunião, o responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da Adapec, Juliano Milhomem, fez uma apresentação sobre a atuação da Agência quanto à fiscalização desses produtos nos estabelecimentos comerciais agrícolas, o uso e o armazenamento nas propriedades rurais, além da devolução de embalagens vazias. Também foi apresentada a proposta do novo termo de fiscalização.
“Colaboramos com o desenvolvimento sustentável do agronegócio, por isso estamos atentos. Em 2018 ultrapassamos em mais de 100% a meta da fiscalização em propriedades rurais. Este ano, já cumprimos 75%. Somos o 10º colocado no ranking nacional na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos e o 3º lugar nos estados que mais têm evoluído nesse quesito”, ressaltou Juliano Milhomem, acrescentando ainda que a Adapec é a relatora da comissão que está preparando a minuta da nova lei de agrotóxicos no Tocantins.
O Deputado Estadual, José Roberto, fez questionamentos sobre a fiscalização, propôs mais locais de recebimentos dessas embalagens e pediu a colaboração quanto à identificação de possíveis irregularidades no uso do produto. “Precisamos facilitar o acesso da entrega desses materiais, principalmente, por parte dos agricultores familiares que estão distantes das centrais de recebimentos”, disse parabenizando o trabalho desenvolvido pela Agência e a oportunidade de debater um assunto complexo e grande importância a toda sociedade.
Na ocasião, o Deputado Estadual, Elenil da Penha, afirmou que é fundamental as ações desenvolvidas pela Agência e enalteceu a sua grande responsabilidade técnica. Também participou do encontro, o deputado Júnior Geo.
Da Adapec, participou das discussões o diretor de defesa, inspeção e sanidade vegetal, Alex Sandro Arruda, o gerente de inspeção vegetal, Carlos César Barbosa e demais servidores.
Fonte – Dinalva Martins / Seom-TO.
Posts recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias