Apesar da redução da confiança o levantamento identificou melhoria nos negócios e nas expectativas no mês de setembro, embora menos intensa que nos meses anteriores 

Após entrevistar representantes de 94 indústrias tocantinenses, sendo 70 de pequeno porte e 24 de médio e grande porte, entre os dias 1º e 15 de setembro, os pesquisadores da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) observaram que o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) no período ficou em 59,9 pontos, 4,9 pontos abaixo do resultado apurado no mês passado.  

Mas apesar da redução no índice, os dados revelam que o valor segue acima da linha divisória dos 50 pontos, o que indica confiança do empresário para os próximos seis meses, mesmo que de forma menos disseminada que nos meses anteriores. 

“Diante das incertezas em relação ao cenário econômico os empresários mostraram-se cautelosos para os próximos seis meses, reduzindo o nível de confiança em comparação com o mês anterior”, observa Gleicilene Bezerra, técnica em pesquisas da FIETO. 

Os números apurados mostram ainda que os principais indicadores que compõem o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Condições Atuais e Expectativas) também apresentaram queda em setembro de 5,5 e 4,6 pontos, respectivamente. No entanto, os dois indicadores seguem acima da linha divisória dos 50 pontos, confirmando que os empresários notaram uma melhoria nas condições atuais de seus negócios e que as expectativas são otimistas, mesmo que de forma menos intensa que nos meses anteriores.  

No relatório nacional o ICEI também teve redução no período em análise com queda de 5,2 pontos ao atingir 58 pontos. 

Por Júnior Veras  – Foto: Adilvan Nogueira 

Fonte: Assessoria de Imprensa FIETO

Posts mais recentes

Categorias

https://selo144.wordpress.com

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons