Legenda: Para Tom Lyra, o encontro reduziu a distância entre MTur e prefeituras
O encontro com os gestores municipais para atualização do Mapa do Turismo do Tocantins reuniu mais de 150 participantes, entre prefeitos e secretários municipais de turismo, na manhã desta terça-feira, 16, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O evento também se destinou aos municípios que desejam integrar as ações do Programa de Regionalização do Turismo.
Na cerimônia de abertura, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, que na ocasião representava o governador Mauro Carlesse, apresentou aos participantes um balanço das ações do órgão durante os últimos três meses, desde que assumiu a pasta.
No encontro, Tom Lyra agradeceu a colaboração dos deputados, senadores, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização (ATR) e demais parceiros que vêm contribuindo para o fomento das ações voltadas ao setor de turismo do Estado.
Na palestra do presidente da Adetuc intitulada Turismo: onde estamos e para onde vamos? Tocantins, Destino de Oportunidades, foi destacado o fomento do setor para a consolidação da atividade como fator de geração de renda e emprego.
“O encontro serviu para esclarecer as dúvidas dos gestores, além de diminuir a distância entre Ministério do Turismo e as prefeituras. Portanto, a presença do Ministério hoje é de fundamental importância, pois estão sendo apresentadas as oportunidades de se buscar recursos para investimento nos projetos municipais para o fomento do Turismo”, esclareceu Lyra.
A coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Ana Carla Moura, apresentou as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), executado em parceria com os estados.
“Esta é uma oportunidade de apresentarmos o Mapa do Turismo Brasileiro, sendo uma importante ferramenta de desenvolvimento do turismo de forma descentralizada, com priorização de recursos e ações do MTur para os municípios que integram as regiões turísticas em cada estado”, explicou Ana Carla.
A coordenadora abordou ainda os programas de financiamento da infraestrutura e dos serviços turísticos, como o Programa de Desenvolvimento do Turismo Prodetur + Turismo e o Fundo Geral do Turismo (Fungetur), que são voltados aos projetos e empreendimentos turísticos localizados em municípios que participam do Mapa.
O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e prefeito do município de Pedro Afonso, Jairo Mariano, participou do evento e destacou a importância do encontro para se buscar recursos junto ao Governo Federal, a fim de fomentar o trade do turismo dos municípios.
“Esse encontro foi muito importante para que os municípios possam dar continuidade às ações voltadas ao turismo e sejam beneficiadas com as políticas públicas, além poderem esclarecer as dúvidas”, disse Mariano.
O município de Pedro Afonso, a 200 km de Palmas, tem como foco turístico a temporada de praias, no mês de julho. O mesmo é cadastrado no Mapa do Turismo do Tocantins e recebe recursos oriundos do poder público.
Mapa
O Mapa do Turismo é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo e orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É ele que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.
Atualização do Mapa Turístico, conforme Portaria nº 268, de 28 de dezembro de 2016 – Artigo 3º acontecerá bienalmente. Sendo assim, o Ministério do Turismo em conjunto com as Unidades Federativas realizará esta atualização neste ano.
Presenças
Prestigiaram o evento a deputada estadual Claudia Lelis; o superintendente do Sebrae Moisés Gomes; e o chefe de gabinete Deodoro Velasco, que não ocasião representou o senador Irajá Abreu. (Wladimir Machado/foto: Francine Seixas-Secom)
Participantes do encontro no Palácio Araguaia
Posts recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias