Produção de hortaliças é uma das atividades das mulheres rurais Seagro/Governo do Tocantins
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), por meio da Diretoria da Agricultura Familiar e Diretoria de Agrotecnologia, Tecnologias Sociais e Biodiversidade realiza oficina para organização de Quintais Produtivos Agroecológicos. A oficina ocorre nessa terça-feira, 20, na Escola de Tempo Integral, Fidêncio Bogo, em Taquaruçu Grande, município de Palmas. Na oficina participam as mulheres rurais e alunas da escola.
De acordo com a gerente de sociobiodiversidade da Seagro, Dilciane Nascimento, a oficina tem a intenção de mostrar às mulheres rurais como organizar um quintal mais produtivo. “Pois muitas delas já fazem isso em suas casas; a família planta e cultiva em seus quintais plantas alimentícias, frutíferas, ornamentais, leguminosas e medicinais”, ressaltou.
Ainda segundo a gerente, para a família agricultora, é no quintal que está grande parte dos alimentos para o consumo do dia a dia. “É neste espaço que os membros da família desempenham suas atividades, destacando a importante presença e participação da mulher como protagonista na composição da diversidade de espécies que compõem essa paisagem”, complementou.
A oficina tem como objetivo contribuir para a segurança alimentar e o desenvolvimento rural sustentável na perspectiva da agroecologia, fazendo parte de atividades da campanha do programa federal Mulheres Rurais, na programação do Agosto Verde que é realizado todo mês de agosto no município de Palmas.
Agosto Verde
O evento faz parte da programação do Agosto Verde que tem como tema principal deste ano, As Boas Práticas na Produção Agropecuária. O evento é realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e parceiros de órgãos públicos e privados do segmento rural do Estado.
Programação
Pela manhã serão apresentados mini vídeos e oficina que aborda os temas propostos. Na parte da tarde haverá um momento de vivência agroecológica com a produção de adubo orgânico a partir da compostagem, técnica em que a matéria-prima é decomposta através da ação de microorganismos em aerobiose; compostagem em minhocário, processo em que o húmus é produzido através da ação das minhocas; esterco e biofertilizantes e produção agroecológica de hortaliças com a organização de um canteiro de hortaliças na escola, espaço que será cuidado pelos alunos da escola…( Elmiro de Deus/Secom-To.)
Posts recentes
- Prêmio FIETO 2024: As Indústrias Inovadoras do Tocantins
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
Categorias