Com a finalidade de firmar possíveis parcerias para fomentar o desenvolvimento agrícola na região do Jalapão, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e atual secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Thiago Dourado, recebeu, na tarde dessa terça-feira, 28, a Diretoria Executiva da Associação Comercial, Industrial, Turismo, Serviços e Agronegócios da Região do Jalapão (Acirja), representada pelo presidente Armando Luz Silva de Castro.
Com sede administrativa em Palmas, bem como, representação operacional na cidade de Mateiros, a Acirja tem como objetivos estruturar, integrar e fomentar as inúmeras potencialidades culturais, turísticas e agroindustriais latentes na região do Jalapão.
No encontro, Thiago Dourado recebeu do presidente da Acirja, Armando Luz, um ofício que solicita o apoio do Governo do Tocantins para a retomada econômica da região neste momento e no período pós-pandemia. “Nós, enquanto associação, buscamos melhores condições para alavancar as vocações predominantes da região, com foco na melhoria da qualidade de vida e na sustentabilidade em todas as comunidades tradicionais da região”, ressaltou o presidente Armando Luz.
Leia Mais…
- Unidades Básicas de Saúde de Araguaína terão horário estendido durante a campanha do Novembro Azul
- 2º turno: FIETO/Instituto Veritá divulgam segunda rodada de pesquisa de intenção de votos para prefeitura de Palmas
- Lago Center Shopping de Araguaína abre suas portas para toda a população
- Expedição Quilombos: saberes medicinais dos quilombolas são alvo de pesquisa apoiada pela Fapt
- DPagra participa de reuniões no Incra para tratar de ações de reforma agrária no Tocantins
O documento entregue reforça as solicitações apresentadas no encontro, sendo elas: os resultados da safra de grãos 2019/2020 na região do Jalapão; a possibilidade de cessão de uso de carros utilitários do Estado; o apoio e a gestão de projetos implantados em cada localidade; a instalação da Casa de Farinha nos municípios de Mateiros e São Félix, como projeto-piloto para produção, venda e exportação da mandioca; e o apoio para a aquisição de equipamentos eletrônicos de informática.
Para o secretário Thiago Dourado, o diálogo foi uma oportunidade para ouvir as demandas da Associação que representa uma das regiões mais vulneráveis. “O Jalapão é uma região que nunca conseguiu evoluir numa representação do setor produtivo para que pudesse alcançar situações de uma prosperidade, tendo um dos mais baixos IDHs [Índices de Desenvolvimento Humano] do Estado e condições desfavoráveis. Então, quando o povo dessa região se une, é importante atender para ver se a gente consegue convergir para gerar melhores condições de vida para essa população. O que tiver ao alcance para o trabalho de fomento dentro do Ruraltins e da Agricultura do Estado nós vamos cooperar”, afirmou o gestor.
A reunião contou também com a presença do vice-presidente do Ruraltins, José Aníbal Lamattina; e dos diretores de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves; e de Empreendedorismo, Kim Gomides.
Municípios
A Associação Comercial, Industrial, Turismo, Serviços e Agronegócios da Região do Jalapão representa os municípios de Pindorama, Mateiros, São Félix do Tocantins, Rio Sono, Novo Acordo, Lizarda, Aparecida do Rio Negro, Ponte Alta, Santa Tereza, Monte do Carmo e Lagoa do Tocantins.
Fonte: Edvânia Peregrini/Ruraltins
Edição: Caroline Spricigo – Revisão Textual: Marynne Juliate
Categorias
Redes Sociais!
Assinar!