A engenheira de Alimentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Verônica Gonçalves França e o proprietário da empresa Naturale, José Arcanjo Pereira Júnior, estudam a viabilidade para exportar a farinha de mandioca sabor pequi produzida no Tocantins diretamente para países da Europa. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, 21, na sede da Secretaria, onde foi apresentada a formulação desenvolvida para serem processados e comercializados no comércio exterior.
A proposta é selecionar uma formulação desenvolvida, especialmente para atender a demanda da empresa, neste caso farinha de mandioca pubada sabor pequi. Ao todo a técnica da Seagro desenvolveu 13 formulações e destas, 03 (três) foram aprovadas e serão industrializadas nos próximos meses. A intenção é exportar este novo produto, principalmente para a Bélgica, Holanda e Portugal.
De acordo com o proprietário da empresa, José Arcanjo, a comercialização entre a Europa e o Tocantins já existe, mas o empresário quer expandir a venda dos produtos agregados de valores. “Já fechamos a venda de duas toneladas de puba e, ainda ano passado, exportamos o pequi in natura para estes locais, mas visamos crescer esse mercado consumidor com outros produtos diferenciados”, ressaltou.
O empresário diz ainda que pretende expandir a comercialização com produtos derivados do pequi e mandioca. “Pretendemos aumentar esse negócio e levar produtos de valores agregados no padrão de qualidade para o mercado europeu”, complementou.
Segundo engenheira de Alimentos, Verônica França, para tanto, a Secretaria de Agricultura estará auxiliando aos produtores tocantinenses a se qualificarem. “E, assim, abrir novos mercados com produtos diferenciados tais como a farinha de mandioca temperada e saborizada com pequi, bem como outros produtos produzidos com frutos do cerrado”, projetou.
Agrotins 2020
Para incentivar essa atividade aos produtores tocantinienses, a gerência de Agroindústria da Seagro estará na Agrotins 2020, que será de 05 a 09 de maio, realizando oficinas de capacitação para ensinar o processamento adequado dos produtos da farinha, principalmente a farinha de puba, bem como apresentará diferentes formulações a base de frutos do cerrado.
Fonte: Elmiro de Deus/Secom-To.
Legenda:
Produtos da farinha de mandioca que foram apresentadosWilson Rodrigues/Governo do Tocantins
Apresentação das fórmulas de farinha da engenheira de Alimentos, Verônica França para o empresário José Arcanjo Pereira
Posts recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias