Evento passou por três cidades, mais de 40 crianças participaram das oficinas de confecção do instrumento
O I Encontro de Rabecas e Violas de Buriti se encerrou no último sábado, 26, na comunidade quilombola Barra da Aroeira, distante 16 km do município de Santa Tereza do Tocantins. O encontro é uma realização da Secretaria da Cultura e Turismo do Tocantins em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Prefeitura Municipal de Mateiros e Prefeitura Municipal de Santa Tereza. Os recursos são do Fundo de Cultura do Estado e passaram pela aprovação do Conselho de Políticas Culturais do Tocantins (CPC-TO).
Foi para a manter viva raiz da cultura musical tocantinense, que mais 40 crianças e adolescentes foram beneficiados pelo projeto através das Oficinas de Transmissão de Saberes. Em Barra da Aroeira, 14 pequenos aprendizes puderam aprender a confeccionar e tocar a violinha de vereda.
Juventino Rodrigues, de 9 anos, esteve na oficina e se disse feliz em participar do projeto ” Eu gostei de fazer a viola. Tô muito feliz de aprender.” A oficina foi realizada no último sábado, 26, na Casa de Cultura da Comunidade Barra da Aroeira, e contou com os mestres da comunidade Lino, Cícero e Lindauro. Além dos mestres convidados, Missim da Viola de Buriti, Arnon Tavares, Márcio Bello e Diego Britto.
Após a oficina, foi realizado o encerramento do I Encontro de Rabecas e Violas de Buriti, que contou com as apresentações do Projeto Vereda, Missim e Emerson, Lino e Laurindo, Márcio Bello e apresentação de Maculelê, pela comunidade.
Para o Superintendente da Cultura da Secretaria da Cultura e Turismo, Relmivam Milhomem, que na ocasião representava o Secretário da Cultura e Turismo, Hercy Filho, o evento se encerra com sucesso. “É um trabalho feito por gente que gosta de música e que busca reconhecimento de algo que não se pode perder. Esse trabalho é feito com dedicação e fica para a posteridade, como uma semente que foi plantada.”
Ao longo dos três encontros do evento marcaram presença, o prefeito de Santa Tereza do Tocantins, Antônio Campos, o Secretário de Administração, Roberto Oliveira, a Superintendente Substituta do IPHAN, Cejane Pacine, a representante da Propex/UFT, Ariadne Feitosa, e lideranças locais, como a Presidente da Associação Comunitária dos Quilombolas de Barra de Aroeira, Maria de Fátima Rodrigues, que enfatizou a importância da realização do evento na comunidade “A gente fica muito feliz com a realização desse projeto aqui, pra manter as nossas raízes. Ficamos contentes que as crianças podem ter um bom aproveito.”
Oficina de Transmissão de Saberes
Além das comunidades quilombolas da Barra da Aroeira e do Mumbuca, a noite oficina passou também pelo Distrito de Taquaruçu, distante 35,2 Km da capital Palmas. A oficina foi realizada na Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, no local já é realizado desde 2017 o Projeto Vereda de educação musical. Na sexta-feira, 25, crianças de 9 a 12 anos que não estão inseridas no projeto também puderam aprender com os mestres violeiros a confeccionar e tocar a viola de Buriti.
Revisão Textual: Nayna Peres / Governo do Tocantins
Comunidade se diverte no encerramento do I Encontro de Rabecas e Violas de Buriti. – Kamila Gonçalves / Governo do Tocantins
Mestres ensinaram a montagem da viola de Buriti. – Kamila Gonçalves / Governo do Tocantins
Encerramento da Oficina de Transmissão de Saberes no realizada na sexta-feira, 25, na sede do Projeto Vereda em Taquaruçu. – Kamila Gonçalves / Governo do Tocantins
Fonte: por Kamila Gonçalves / Governo do Tocantins
Imagem capa: Crianças, mestres e autoridades no encerramento da Oficina de Transmissão de Saberes em Barra da Aroeira. – Foto: Kamila Gonçalves / Governo do Tocantins
Posts mais recentes
Categorias