Dunas do Jalapão: escolhas da população podem tornar ainda melhor o que já é um belo cenário
Os municípios de uma das regiões mais bonitas do Tocantins, o Jalapão, vão se reunir na próxima sexta-feira, dia 9, na cidade de São Felix do Tocantins, para decidirem sobre assuntos de extrema importância aos seus desenvolvimentos. Na Escola Sagrado Coração de Jesus acontecerá, das 8 às 18, a Consulta Pública do Plano Plurianual 2020-2023, que o Governo do Estado está realizando com o objetivo de ouvir a população sobre as necessidades conjuntas prioritárias das regionais.
A regional do Jalapão engloba os municípios de Lizarda, Lagoa do Tocantins, Mateiros, Novo Acordo, Pindorama do Tocantins, Santa Teresa do Tocantins, São Félix do Tocantins e Rio Sono. Representantes desses municípios vão apontar os desafios que devem ser superados no Tocantins nos próximos quatro anos, observando os seis eixos temáticos da gestão: saúde; segurança, assistência social e direitos humanos; gestão pública, participação social e diálogo federativo; estrutura produtiva e sustentabilidade ambiental; educação, ciência, tecnologia e inovação; e infraestrutura, desenvolvimento regional e redes de cidades. Ao final, eles definem qual a ação prioritária para região, aquela que deve ser executada primeiro, sem, no entanto, deixar de trabalhar na concretização das demais necessidades apontadas.
PPA 2020-2023
Exigência constitucional, o Plano Plurianual é um instrumento de planejamento de médio prazo, previsto na constituição, que estabelece de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública estadual para as despesas de capital, custeio e outras dela decorrentes aos programas de duração continuada para o desenvolvimento do estado. (art. 80 da constituição estadual). Ou seja o PPA é o documento que define as prioridades do Governo para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. Nele consta o planejamento de como serão executadas as políticas públicas para alcançar os resultados esperados ao bem-estar da população nas diversas áreas. O documento a ser elaborado com o resultado das Consultas Públicas será para execução no período de 2020 a 2023.
Para formatação do PPA 2020-2023, o Governo do Estado já ouviu as populações das regiões Sul (Gurupi), Sudeste I (Taguatinga), Sudeste II (Natividade), Bico do Papagaio (Araguatins) e Norte (Araguaína)… (Arlete Carvalho/ João Di Pietro/Secom-TO.)
Posts recentes
- Prêmio FIETO 2024: As Indústrias Inovadoras do Tocantins
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti