Superintendente de defensores públicos, Danilo Frasseto Michelini destacou que novo site é mais leve, moderno e ligado às novas tecnologias – Foto: Reprodução da transmissão no canal da DPE-TO no Youtube
O lançamento do novo site integra a programação oficial da DPE-TO alusiva ao Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia Nacional de Defensoras e Defensores Públicos, celebrados a cada 19 de maio.
Comprometida com a implementação de medidas que promovam a inclusão e acessibilidade de todos os seus assistidos, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) lançou nesta terça-feira, 18, o novo site da Instituição. O endereço para acesso continua ‘defensoria.to.def.br’, porém, a navegação online está mais leve, moderna, adequada às novas tecnologias e com o destaque para a acessibilidade para as pessoas que se comunicam por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A nova apresentação da página da Defensoria na internet também atende aos critérios de responsividade, ou seja: o conteúdo se adequa automaticamente a qualquer tamanho de tela, seja para formatos grandes como computadores e notebooks, até às menores como tablets e smartphones. Com isso, o acesso se torna mais agradável em diferentes plataformas e a experiência de quem utiliza o site se torna melhor e de mais resultados.
O quesito “maior usabilidade” também foi atendido. Para isso, foi aplicada a padronização visual, que permite ao usuário (a) identificar os serviços públicos que ele (a) necessita de maneira intuitiva, o que torna o acesso à informação mais prático justamente pelo fato de os conteúdos de serviço estarem dispostos como em outros sites de órgão das esferas federal, estadual e/ou municipal.
Desta forma, na página inicial do site também estão dispostos, para acesso facilitado, os links que direcionam para o Diário Oficial Eletrônico da Defensoria Pública, Portal da Transparência, página de contato por mensagem com a assistente virtual (Luna) e uma seção exclusiva para a TV DPE (canal no Youtube) e para a transmissão de eventos da Instituição e da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), entre outros conteúdos e serviços.
Importante destacar, ainda, que foram aplicados serviços e padrões de acessibilidade que permitem ao maior número possível de usuários. Houve, ainda, a curadoria do conteúdo, uma vez que o site anterior ainda trazia informações e links de interesse apenas do público interno da Instituição – conteúdos estes já estão disponíveis para acesso em outra plataforma exclusiva aos profissionais da Defensoria, o Portal da Informação e do Conhecimento.
Experiência melhorada
Para que possa atender aos mais variados públicos, o site também possibilita que conteúdos sejam direcionados, podendo, no caso de webbanners e avisos, entre outros conteúdos não obrigatórios, serem direcionados a públicos específicos por região geográfica de acesso.
Outra novidade é que a cada acesso o usuário terá uma experiência diferente, adaptando a forma que consome cada recurso. Isso tudo de forma transparente, anônima e seguindo todas as regras da Lei Geral de Proteção de Dados.
Inclusão
Pessoas que utilizam a Linguagem Brasileira de Sinais terão a possibilidade de traduzir todo o conteúdo da página, automaticamente e de forma nativa (sem instalação de aplicativo ou programa). Para isso, basta clicar, no site, no ícone que está no canto superior à direita: um assistente virtual iniciará a tradução do conteúdo de texto para Libras.
Ainda como ação inclusiva está a adaptação do contraste de cores do site, sendo possível ativar/desativar o modo ‘alto contraste’, o que permite a melhor visualização do conteúdo para pessoas com baixa visão.
Mês da Defensoria
O lançamento do novo site integra a programação oficial da DPE-TO alusiva ao Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia Nacional de Defensoras e Defensores Públicos, celebrados a cada 19 de maio.
A nova página entrou em atividade hoje, após seu lançamento oficial realizado por meio de solenidade virtual com a defensora pública-geral no Tocantins, Estellamaris Postal; o subdefensor público-geral Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves; o superintendente de defensores públicos, Danilo Frasseto Michelini; e a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep), Téssia Gomes Carneiro. Membros, servidores e demais profissionais da Defensoria Pública acompanharam a transmissão ao vivo.
A modernização do site teve a coordenação da Superintendência de Defensores Públicos (Sudef) em um trabalho técnico realizado pela equipe de desenvolvedores da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Instituição com o apoio do setor de Comunicação.
O superintendente de defensores públicos, Danilo Frasseto Michelini, afirmou que o novo site reflete o estabelecimento da prestação de serviços com qualidade no Estado e o fortalecimento dos laços da Instituição com os assistidos. “A nova página foi construída por toda a equipe de servidores da Defensoria, que trouxe uma atualização primorosa e excepcional, com um site mais leve, moderno e ligado às novas tecnologias”, declarou.
Fonte: Cinthia Abreu e Cléo Oliveira/ Comunicação DPE-TO
Posts recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
- Câmara de Araguaína aprova novo Regimento Interno
Categorias