A maciez da carne é um fator essencial para o consumidor. Além da genética, a nutrição contribui, e muito, para a obtenção de carne macia, suculenta e saborosa, desejada e valorizada pelos compradores. “A nutrição é essencial para o bovino ter o desempenho esperado, com ganho de peso e deposição de gordura, fatores que influenciam diretamente na produção de carne e na sua maciez. Animais bem nutridos chegam ao peso de abate mais cedo, contribuindo para a maciez. A nutrição também é importante para o correto acabamento da carcaça, com o desejado teor de gordura, fator que também ajuda na conservação da carne no processo de resfriamento. Animais mal nutridos tendem a ser mais tardios, com dificuldade de deposição de músculos, sem acabamento de gordura. Consequente, produzem carne de qualidade inferior”, explica a zootecnista Fabiana Shiozaki, consultora técnica comercial da área de bovinos da Auster Nutrição Animal.

Fabiana diz que os pecuaristas devem cuidar da alimentação dos animais desde cedo. Ainda sendo amamentado, os bezerros podem iniciar o creep-feeding e, logo após o desmame é o momento de iniciar a suplementação, de modo a acelerar o ganho de peso. Já a quantidade de alimentos ofertados depende do tipo de criação adotado. “É cada vez mais comum ter animais com peso de abate aos 18/20 meses de idade. Isso é possível com confinamento, porém também há terminação em semiconfinamento ou a pasto, o que pode prolongar um pouco a idade, mas também possibilitará ter uma carcaça de qualidade”.

De acordo com a zootecnista da Auster, além da nutrição e genética, outros fatores, como o manejo e o bem-estar animal contribuem para determinar a qualidade da carne. “Durante toda a vida dos bovinos e também no momento do abate, é fundamental ter preocupação com o bem-estar. Afinal, animais saudáveis e sem estresse têm melhor qualidade de vida, o que contribui para produção de carne com as características apreciadas pelo mercado. O correto manejo de abate também mostra-se eficaz nesse processo. Animais estressados no abate produzem carnes menos macias”, destaca a especialista. 

Para atender às demandas nutricionais dos bovinos de corte e contribuir para o seu rápido desenvolvimento, com foco na produção de carne mais macia, a Auster Nutrição Animal oferece em seu portfólio a linha Númia BC, composta por produtos que atendem a todas as necessidades nutricionais dos bovinos, sejam confinados ou criados a pasto.

Fonte: Giovanna Borielo

 www.textoassessoria.com.br

Posts recentes     

Categorias

https://selo144.wordpress.com

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons