O minicurso marcou o primeiro encontro do segundo semestre do ano da parceria entre ACIARA e UFT
O agenciamento de viagens e a virtualização dentro do contexto histórico e atual foram os principais eixos abordados na primeira palestra do segundo semestre da parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Araguaína (ACIARA) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).
O minicurso foi ministrado no último dia 29 de agosto, no auditório da ACIARA, e teve como objetivo abordar as mudanças do cenário turístico nos últimos anos.
Pilares do turismo
Um dos pontos principais do encontro foram as necessidades de Araguaína para entrar no cenário nacional do turismo. A professora doutora do curso de turismo da UFT, Andressa Ramalho, destacou que o produto turístico é formado por três pilares.
“Nós precisamos ter o atrativo, a hospedagem e o transporte. Atualmente, Araguaína tem bastante atrativo para a cidade e para a região, temos uma boa rede de hotelaria e restaurantes na cidade, mas ainda pecamos muito em acessibilidade de transporte para chegar até aqui e para o turista que chega na cidade. Então nós estamos apresentando todos os pontos positivos e os que precisam ser melhorados dentro dessa temática”.
Perfil do cliente
Estiveram presentes representantes da rede de hoteleira, restaurantes, agências de turismo e empresas do segmento de atendimento ao cliente.
“O turista tem mudado o perfil e o comportamento com a chegada da internet. A nova demanda proporciona mais criatividade e interação com o turista de forma online. E nós temos que estar preparados para acompanhar essa mudança, passando a credibilidade da agência física, dando suporte, vendendo bons produtos e fidelizando o nosso cliente. O treinamento me deu boas dicas para fazer isso”, disse Elismar Martins, proprietário de uma agência de viagens.
Gincana
Hoje o cliente consegue montar roteiro, saber referências, críticas e facilidades de uma viagem, tudo de forma mais rápida. Buscando mostrar isso na prática, o encontro foi finalizado com uma gincana. Os participantes escreveram em um papel quais os perfis de viagens que eles gostam e trocaram com os colegas. Dentro da proposta, todos tinham que indicar um destino com boas dicas e justificar o local.
Após a conclusão, um livro com o tema “Mitos da gestão” foi sorteado para o participante que mais deu indicações como hospedagem, história e detalhes sobre o destino escolhido dentro do perfil pedido.
Lenaria Amorim foi a ganhadora do prêmio e saiu contente com a interação e o conhecimento que adquiriu.
“Pude entender um pouco mais sobre o perfil do consumidor, que ele tem mudado com a chegada da internet, além das necessidades que nós ainda precisamos melhorar dentro da nossa empresa quanto ao atendimento. Além disso, consegui ganhar esse livro que vai me ajudar muito na área pessoal e profissional”, afirma.
Fonte: Ascom/Aciara
Posts recentes
- Prêmio FIETO 2024: As Indústrias Inovadoras do Tocantins
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
Categorias