Unidades estão sendo espalhadas pela Prefeitura nas principais avenidas e ruas de grande movimentação na cidade
A Prefeitura de Araguaína está instalando 282 novas lixeiras em vários pontos da cidade. A implantação dos equipamentos começou nesta quarta-feira, 8, na Prefeito João de Sousa Lima e seguirá em outras avenidas e ruas de grande movimentação em Araguaína.
“Desenvolver espaços e ambientes sustentáveis, respeitando a natureza, faz parte das políticas públicas do Município. Iniciamos, hoje, a instalação de novas e substituição de antigas lixeiras para que a população tenha a opção correta para o descarte correto do lixo. Aproveitamos para chamar a atenção das pessoas para que as utilize com responsabilidade”, explicou o secretário do Esporte, Lazer e Cultura, Zeca de Oliveira.
Serão colocadas 50 lixeiras ao longo da Avenida Prefeito João de Sousa Lima, no trecho entre a Praça das Bandeiras até a Nova Feirinha. Entre os outros pontos que também serão contemplados estão a Avenida Primeiro de Janeiro, 13 de Maio, Rua Ademar Vicente Ferreira, além de vários campos de futebol e praças.
Cidade mais limpa
Uma das lixeiras instaladas na calçada da Prefeito João de Sousa Lima, fica próximo à loja do técnico em celulares Reinaldo Rocha. “Essenciais essas lixeiras aqui, porque vão nos ajudar a manter nossas calçadas e a ruas limpas, e consequentemente teremos uma cidade mais limpa. Me comprometo, como usuário, a fazer bom uso dela zelando pela estrutura e deixando nela aquilo que for lixo”.
Novas Lixeiras
Das 282 novas unidades, 147 lixeiras são simples, 135 lixeiras são duplas e 27 lixeiras são de coleta seletiva. As lixeiras teladas simples são fabricadas com tubos e chapas de aço carbono, superfície a base de fosfato, película protetiva de resina de poliéster termo-endurecível colorido com sistema de deposição de pó eletrostático e parafusos zincados. Com peso de 8kg, tem capacidade volumétrica de 29 litros.
Já as lixeiras duplas têm peso de 16kg e capacidade volumétrica de 56 litros. As unidades de coleta seletiva contêm quatro conjuntos com tampa basculante, peso de 22kg e capacidade volumétrica de 50 litros, totalizando 200 litros e são fabricadas em plástico com alto padrão de qualidade, plástico pp de alta densidade com proteção UV, além de serem adesivadas para especificar o local de depósito de vidro, papel, metal e plástico.
Vandalismo
Além da implantação de novas lixeiras, a Prefeitura fará a substituição de antigos equipamentos. “Vamos retirar das ruas aquelas que já estão deterioradas para que não haja problemas com o destaque adequado, porém, é importante frisar que os atos de vandalismo ainda são os maiores responsáveis pela perda de lixeiras em vários pontos da cidade”, destacou o secretário.
De acordo com dados da Secretaria do Esporte, Lazer e Cultura, do mês de dezembro do ano passado até agora mais de 20 lixeiras foram recolhidas de locais como a Via Lago, por exemplo, por causa de ações de vandalismo.
“Pedimos a colaboração dos nossos moradores para diminuirmos ao máximo esses índices. Que cada usuário se comporte também como fiscal e que se presenciarem qualquer atitude de vândalos que acionem a Guarda Municipal, pelo 153, ou a Polícia Militar pelo 190”, concluiu Zeca de Oliveira.
“Essenciais essas lixeiras aqui, porque vão nos ajudar a manter nossa calçada e a rua limpas, e consequentemente teremos uma cidade mais limpa”, disse o comerciante.
Ao todo serão 282 novas unidades, sendo 147 lixeiras simples, 135 lixeiras duplas e 27 lixeiras de coleta seletiva.
Fonte: Por: Adriana Santana | Fotos: Marcos Filho Sandes | Secom
Posts mais recentes
Categorias