A piscina do clube do Centro de Atividades Sesc – Anselmo da Silva Moraes, que fica no setor Jardim América, tem uma aluna empenhada. Trata-se da Larissa Ludivig Rovea, de 4 anos. Ela iniciou a natação com três anos e dois meses por força de vontade da mãe, a comerciante Silvane Ludivig. Daí, não parou mais. E a mãe também não ficou atrás. Pratica atividade física na mesma unidade. História de família, de amor ao esporte e de incentivo à vida saudável. Tudo a ver com o Sesc. Conforme você lerá a seguir.
Casada com o agropecuarista Gilmar Rovea, 50 anos, natural de Joaçaba (SC), o casal está em Araguaína há 18 anos. A Silvane, 40 anos, conta que sempre fazia caminhadas na marginal Neblina. Em 2008, num certo dia, após iniciar a sua caminhada, começou a chover e então ela entrou no Sesc (no Centro de Esporte e Lazer, antigo Sesc CEL, que existia na Avenida Tocantins, setor Central, antes da construção do moderno Centro de Atividades Anselmo da Silva Moraes, que fica no setor Jardim América), para se proteger da chuva quando, segundo ela, um colaborador do Sesc, muito simpático, disse que ela poderia ficar à vontade ali, até a chuva passar. “Foi aí que conheci o Sesc. Logo após, iniciei a atividade de musculação. Em 2013 quando engravidei da Larissa tive que dar um tempo, voltando às atividades de musculação novamente em 2017 e no momento faço funcional no Centro de Atividades”, disse ela.
É a mãe ‘coruja’ quem conta como foi que a Larissa foi fazer natação no Sesc: “Larissa começou a natação em abril de 2017, na época com 3 anos e 2 meses de idade. Como eu fazia musculação, no Sesc antigo ainda, passava pela piscina e via aqueles bebezinhos lindos nadando e ficava apaixonada de ver. Quando ela completou a idade, não tinha vaga. Aí, eu ficava todo dia ligando e perguntando até que surgiu uma vaga. Lembro até que era às 14 horas e o sol estava muito quente na época, mas aceitei para não perder a vaga, depois mudei o horário. Eu sempre quis que a Larissa fizesse natação, principal motivo: eu não sei nadar…e não queria isso para ela, e também por questão de ser uma ótima atividade física, além da questão do calor daqui que também contribui, e ela ama”.
E ela continua: “Como já citei, o ‘saber nadar’, principalmente por questão de segurança e para o desenvolvimento da criança, e também de saúde, quando vai para natação ela até dorme melhor. E quis colocar quanto mais cedo porque aprende com mais facilidade. No início lembro-me que tinha muito medo, justamente por não saber nadar (risos). Mas aí pensei comigo: preciso ter confiança nela e nos professores. E quando passei a ter esse pensamento percebi que até fluiu melhor, e o primeiro professor dela era bem tranquilo, tinha paciência e aí fui me tranquilizando, e até hoje o professor atual também é muito legal e tem muito amor pelo que faz, juntamente com a Kelly Fhabriny Dias e os estagiários”, ressalta.
Atualmente, a Silvane faz ginástica funcional três vezes por semana, e está pensando em começar a hidroginástica duas vezes por semana, incentivada pela Larissa.
Questionada se indicaria e por que os serviços do Sesc, Silvane não pensou duas vezes: “sim indicaria, pois é um local onde você encontra várias atividades, tem a escola, tem o clube e os professores são profissionais capacitados”, destaca.
Sobre tudo o que é bom pode ser melhorado – e o Sesc Tocantins trabalha acreditando nesta máxima – Silvane expõe duas queixas e um elogio: a primeira, é que segundo ela falta a atividade de ballet na unidade de Araguaína, e a segunda é que acredita que a aula de natação infantil de apenas 30 minutos é pouco tempo demais. “Ficou ruim a questão de terem mudado o tempo de natação. Antes era 45 minutos, agora somente 30. É muito pouco tempo, pois para a criança mal dá tempo de entrar na piscina, já precisa sair, e para nós, mães, precisamos disponibilizar o tempo para levar e buscar a criança e o tempo da atividade é muito curto”, bronqueia. O elogio é sobre a disponibilização do boleto via site para quitação de mensalidades na unidade. “Ficou perfeita a impressão do boleto através do site, pois no dia do pagamento perdíamos muito tempo na fila para pagar”, garante ela.
Conversamos com a supervisora do Departamento Físico Esportivo (DFE) do Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva Moraes, Kelly Fhabriny Cerqueira Dias. Sobre o ballet, ela afirmou que ainda não há uma previsão para essa atividade na unidade. Quanto ao tempo da natação, ressalta: “Inclusive, a Silvane me procurou e já conversamos sobre isso. Mas, de qualquer forma, reforcei com a coordenação sobre a questão de alguns pais solicitarem o retorno da aula de 45 minutos. Vamos aguardar”.
E sobre a Larissa, a supervisora foi taxativa: “a aluna Larissa é um exemplo de que a prática de atividade física deve iniciar desde pequena, assim ela colherá os frutos durante toda a sua vida, até chegar a uma senilidade saudável e com qualidade de vida”.
Confira, a seguir, a minientrevista que a mãe, Silvane, fez à filha Larissa:
Silvane – Como você descobriu a natação do Sesc?
Larissa – Nadando.
S – Por que você escolheu a natação?
L – Porque eu achei muito legal e eu queria nadar na piscina funda sem espaguete (flutuador que auxilia no processo de aprendizagem da natação).
S – Do que você mais gosta na natação?
L – De nadar, de brincar, de pegar coisas na piscina.
S – E você já mergulha no fundo da piscina?
L – Sim, e também já sei nadar sem espaguete.
S – Quais modalidades de natação você já aprendeu e pratica?
L – Natação com nado de frente na piscina pequena (infantil) e na funda (adulta) eu só nado, de frente e de costas.
S – Você já mergulha sozinha?
L – Sim.
S – Ficar sem nadar para você é:
L – Muito ruim e a gente não aprende a nadar.
S – Você indicaria os serviços do Sesc para seus amiguinhos? E por quê?
L – Sim, porque é muito legal ter amigos.
O Centro de Atividades Sesc Araguaína – Anselmo da Silva Moraes (Jardim América), oferece semanalmente diversas e variadas modalidades esportivas, inclusive aquáticas. Informações pelo telefone (63) 3416-0100.
Serviço
Esporte e Lazer – Sesc em Araguaína
Ação: Aluna de natação infantil Larissa Ludivig Rovea
Informações: (63) 3416-0100
(Ronaldo Coelho – Assessor de Imprensa Sesc – TO – www.sescto.com.br)
Posts recentes
- Vacinação Antirrábica em Araguaína: Segurança para Pets e Humanos
- Prêmio FIETO de Inovação 2024: Finalistas e Premiações
- 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente está com inscrições gratuitas abertas para toda a comunidade
- CCZ instala dispositivos biotecnológicos para combater o mosquito Aedes aegypti
- Falta de regulamentação no transporte de Pets ameaça segurança dos animais no Brasil
Categorias