A realocação de suínos entre galpões após o desmame ou o descreche gera estresse e, portanto, precisa ser feito com cuidado. O transporte, a adaptação à nova instalação, o efeito do reagrupamento no caminhão e nas baias e a normal disputa de hierarquia provocam um período de imunossupressão, que pode representar má adaptação dos leitões nos primeiros dias após o alojamento.  “O transporte dos leitões é uma fase crítica, principalmente devido ao estresse térmico, sendo agravado de acordo com a distância percorrida. O simples fato de os leitões serem agitados para o carregamento já inicia um processo de estresse agudo que, incluindo situações de elevação da temperatura, pode até provocar perdas de animais”, explica o médico veterinário Paulo Bennemann, gerente da área de suínos da SANPHAR Saúde Animal.

Bennemann recomenda que, para reduzir o estresse dos animais durante o transporte, é importante que a mudança seja realizada em horários com temperaturas mais amenas e com calma, de modo que os animais não sofram com o incremento da temperatura corporal. “Outro ponto de atenção é a associação do estresse da mudança com baixa ingestão alimentar no período de adaptação, que pode ocasionar uma diminuição temporária do desempenho desses suínos”, destaca o especialista.

Dessa maneira, a orientação para minimizar as perdas ocorridas durante esta fase está relacionada à oferta de suplementação vitamínica antes e durante o transporte dos animais. “Realizar a suplementação vitamínica via água de bebida fornece componentes essenciais aos leitões, principalmente em períodos de elevado estresse. Algumas vitaminas desempenham papel de antioxidantes e outras colaboram com as funções metabólicas importantes, contribuindo decisivamente para eles suportarem os desafios do momento”, reforça Paulo Bennemann.

Com o objetivo de contribuir para a suplementação vitamínica dos suínos durante os processos críticos, como transporte e realojamento, a SANPHAR Saúde Animal coloca à disposição dos suinocultores CELTZ® EF Plus, um suplemento vitamínico concentrado com 11 tipos de vitaminas dos complexos A, B, C, D, E e K. Devido à apresentação única no mercado, em forma de pastilha efervescente, CELTZ® EF Plus apresenta alta solubilidade mesmo em quantidades pequenas de água, sem a necessidade de agitação. Dessa forma, as vitaminas são prontamente ingeridas e absorvidas pelo trato digestório dos suínos. CELTZ® EF Plus é de fácil utilização e seguro para suínos de todas as idades.

Fonte: Giovanna Borielo

 www.textoassessoria.com.br    

Posts recentes

Categorias

https://selo144.wordpress.com

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons