Nesta semana, o viveiro de mudas da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado começou a receber reforço da equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município, para os cuidados das mudas de espécies nativas, desde a segunda-feira, 5. Essa parceria faz parte das ações previstas no Acordo de Cooperação Técnica entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Prefeitura de Lajeado, prorrogado em 2020.

Após a ampliação do viveiro, os brigadistas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lajeado concentram esforços na estruturação da nova sede da unidade e, a partir de maio, a equipe inicia operações de manejo do fogo. Em parceria com todo o processo de implementação da APA Serra do Lajeado, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município passou a oferecer suporte técnico, além dos insumos nos cuidados das mudas.

“Com a aproximação do período de manejo do fogo, no próximo mês, a equipe brigadista da unidade retorna para o campo e a parceria com equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente de Lajeado nos oferece um importante apoio para ampliação e continuidade da produção de mudas, além dos cuidados com o viveiro da APA. É fundamental este apoio do município para as atividades de conservação e preservação dos nossos recursos naturais na região”, afirma Renato Jayme, presidente do Naturatins.

Lenizia Costa, secretária Municipal de Meio Ambiente e Turismo, visita viveiro da APA Serra do Lajeado – Naturatins/Governo do Tocantins

“A Prefeitura Municipal de Lajeado agradece, de modo grandioso, essa parceria com o Naturatins por meio do presidente Renato Jayme e de toda a diretoria, com o objetivo de se instalar em Lajeado o viveiro da APA, com plantas próprias da região e que servirão para a revitalização de áreas degradadas seja na área urbana ou rural, entorno de nossos rios e córregos, proporcionando deste modo a sustentabilidade ambiental que tanto defendemos juntos”, cumprimenta Antônio Luiz Bandeira Júnior, prefeito de Lajeado.

“Essa parceria começa forte, a Prefeitura disponibilizará todos os meios para que seja realizada a produção de mudas, com a cessão do espaço e de todo material humano, técnico, sementes, adubos e o que for necessário. Essa é uma vontade do município de Lajeado, do nosso poder executivo, por meio da nossa Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo. Portanto, fica nossa mensagem de gratidão e comprometimento com as causas da sustentabilidade ambiental no nosso município e nossa região”, conclui o prefeito.

Renato Jayme, presidente do Naturatins; e Antônio Luiz Bandeira Júnior, prefeito Municipal de Lajeado – Naturatins/Governo do Tocantins

“Para nós, é uma dupla alegria; a primeira, pelo resgate do viveiro municipal pensado e construído para produção de mudas, mas que há mais de dez anos estava desativado; e a segunda, pela reconstrução do viveiro, com o Naturatins, que é nosso parceiro de longa data. A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo entende que precisa dessa parceria na construção do viveiro e ter o retorno dessas plantas produzidas aqui para nossa cidade, além das ações do manejo do fogo serem extremamente importantes e complementares ao viveiro. Então, todo apoio que for necessário e possível, o Naturatins vai poder contar conosco”, assegura Lenizia Costa, secretária de Meio Ambiente e Turismo de Lajeado.

“Aproximadamente 88% do município de Lajeado está dentro da Área de Proteção. Agora, A gente tem a expectativa de aumentar a produção de mudas de espécies nativas, com apoio de uma técnica florestal, e uma técnica da área de meio ambiente da Secretaria Municipal, mantendo o viveiro da APA e o viveiro do Município. Enquanto ampliamos a produção, nossa equipe brigadista vai concentrar uma atenção especial ao manejo do fogo, para quando retornar o período chuvoso a gente tenha bastante muda para distribuir aos produtores. Além do suporte, a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Lajeado mantém ao longo dos anos, grande dedicação e parceria nas ações da APA”, enfatiza Camilla Muniz, supervisora da APA Serra do Lajeado.

Após a ampliação do viveiro, os brigadistas da APA do Lajeado concentram esforços na estruturação da nova sede da unidade – Naturatins/Governo do Tocantins

Fonte: Cleide Veloso/Naturatins/Governo do Tocantins

Edição: Alba Cobo — Revisão Textual: Marynne Juliate

Posts recentes

Categorias

https://selo144.wordpress.com

Instagram @rybalima

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons