Redação:

Composta por diversos movimentos, Marcha vai às ruas de Palmas em defesa da juventude que vive nas periferia

JUVENTUDE SE MANIFESTA

Movimentos se unem na realização de ato na Capital. / Foto: Enegrecer (TO

“Precisamos dizer BASTA, quantos jovens vão precisar  morrer  para gritar  CHEGA DE GUERRA E VIOLÊNCIA”

Deputado federal Célio Moura

Entidades da sociedade civil como o Movimento Negro e movimentos culturais realizam neste sábado (19) a Marcha em Defesa da Vida (@marchaemdefesadavida), em Palmas, com concentração às 17h00 na Estação Xerente, que fica no Aureny III.

Segundo a organização, o objetivo é chamar a atenção do poder público para o crescimento da violência nas periferias da Capital, e a urgência do fortalecimento e ampliação de políticas públicas para juventude periférica palmense.

Movimentos locais como EnegrecerQuizombaMarcha Mundial das MulheresFrente Nacional das mulheres do Hip Hop e o Conselho de Igualdade Social do Tocantins estão à frente da Marcha.

#PERIFERIAPEDEPAZ

Moradores das periferias palmenses, instituições públicas e movimentos sociais se somam na articulação da Marcha em Defesa da Vida, movimento que se compôs para “pedir paz em todas as quebradas”.

Itria Corrêa, que integra (dentre outros movimentos) o Enegrecer (@enegrecer) e está à frente da organização da Marcha, argumenta que o Movimento Negro precisa ir às ruas, dizer à sociedade que as vidas negras e periféricas importam, e que possuem um significado, simbolizam resistência.

Queremos apontar a responsabilidade, direta e indireta, do poder público pelas mortes precoces de jovens da periferia, sobretudo as ocasionadas pela violência institucional ou estrutural” diz a integrante do Enegrecer.

Para Itria “a periferia sofre ataques diários, e está cansada de sangrar”. A militante argumenta: “Mães que perdem seus filhos, jovens que perdem seus amigos, meninos que perdem suas vidas antes mesmo de começá-las. Precisamos nos unir em luta e quebrar o silêncio diante as nossas mortes”.

Fonte: Nilo Alvez Nilo

Colaboração – Nilo Almeida

Posts recentes

Categorias

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons