
Redação:
Composta por diversos movimentos, Marcha vai às ruas de Palmas em defesa da juventude que vive nas periferia
JUVENTUDE SE MANIFESTA
Movimentos se unem na realização de ato na Capital. / Foto: Enegrecer (TO
“Precisamos dizer BASTA, quantos jovens vão precisar morrer para gritar CHEGA DE GUERRA E VIOLÊNCIA”
Deputado federal Célio Moura
Entidades da sociedade civil como o Movimento Negro e movimentos culturais realizam neste sábado (19) a Marcha em Defesa da Vida (@marchaemdefesadavida), em Palmas, com concentração às 17h00 na Estação Xerente, que fica no Aureny III.
Segundo a organização, o objetivo é chamar a atenção do poder público para o crescimento da violência nas periferias da Capital, e a urgência do fortalecimento e ampliação de políticas públicas para juventude periférica palmense.
Movimentos locais como Enegrecer, Quizomba, Marcha Mundial das Mulheres, Frente Nacional das mulheres do Hip Hop e o Conselho de Igualdade Social do Tocantins estão à frente da Marcha.
#PERIFERIAPEDEPAZ
Moradores das periferias palmenses, instituições públicas e movimentos sociais se somam na articulação da Marcha em Defesa da Vida, movimento que se compôs para “pedir paz em todas as quebradas”.
Itria Corrêa, que integra (dentre outros movimentos) o Enegrecer (@enegrecer) e está à frente da organização da Marcha, argumenta que o Movimento Negro precisa ir às ruas, dizer à sociedade que as vidas negras e periféricas importam, e que possuem um significado, simbolizam resistência.
“Queremos apontar a responsabilidade, direta e indireta, do poder público pelas mortes precoces de jovens da periferia, sobretudo as ocasionadas pela violência institucional ou estrutural” diz a integrante do Enegrecer.
Para Itria “a periferia sofre ataques diários, e está cansada de sangrar”. A militante argumenta: “Mães que perdem seus filhos, jovens que perdem seus amigos, meninos que perdem suas vidas antes mesmo de começá-las. Precisamos nos unir em luta e quebrar o silêncio diante as nossas mortes”.
Fonte: Nilo Alvez Nilo
Colaboração – Nilo Almeida
Posts recentes
- Araguaína: cerca de 10 mil imóveis podem ter direito à isenção de IPTU e 5,9 mil casas à tarifa social de energia elétrica
- BNDES e Governo do Pará anunciam força-tarefa e pacote de R$ 5 bi para a COP30, em Belém
- Comitiva do Poder Legislativo é destaque na 33ª Cavalgada de Araguaína
- 1º Fórum das Águas de Araguaína será no dia 5 de junho
- BANCO DA AMAZÔNIA OFERECE LINHAS DE CRÉDITO NA 55ª EXPOARA 2023
- Econúcleo: Defensoria Pública inaugura nesta sexta-feira, 2, sede própria da Instituição em Colméia
Categorias