Objetivo da visita foi conhecer boas práticas para desenvolver projeto com mesmo fim na unidade escolar de Araguaína.
A experiência do Frigorífico Masterboi que desenvolveu um projeto para redução de energia em sua sede, localizada no município de Nova Olinda, foi apresentada para alunos do Ensino Médio da Escola SESI de Araguaína nesta terça-feira, 16/04. Eles foram recebidos pelos engenheiros da empresa que apresentaram o projeto de automação desenvolvido no local envolvendo sensores para ligar e desligar lâmpadas e a aquisição de equipamentos mais econômicos como os condicionadores de ar.
As ações de sucesso do projeto serão utilizadas como base de estudo no desenvolvimento de um projeto pelos alunos, ainda em fase inicial de pesquisa, como explica o professor da Escola SESI de Araguaína, Ulisses Parreira. Os resultados do projeto no Frigorífico foram mostrados aos alunos por meio da análise dos gastos com energia levando em consideração os seis meses antes e depois da implantação do projeto.
“Nós enxergamos que existem muitos campos em nossa unidade escolar que nós conseguimos aplicar métodos simples para a redução do consumo. O primeiro passo seria essa automação e instalação de sensores e o segundo a conscientização de alunos e colaboradores. Estamos criando uma estratégia para isso, pois nós somos fundamentais para que um projeto de redução de energia dê certo”, contou o professor sobre a visita que faz parte da disciplina de Projeto de Aprendizagem.
(Por Priscila Cavalcante -Ascom Sesi)
Posts recentes
- DPagra participa de reuniões no Incra para tratar de ações de reforma agrária no Tocantins
- IEL divulga mais de 50 vagas de estágio remunerado em 5 municípios do Tocantins
- Reconhecida pela ONU, Prefeitura de Araguaína já prestou assistência para 140 imigrantes e compartilhou as boas práticas com outras cidades
- Vagas gratuitas: Escola SESI de Araguaína oferece matrículas para EJA EAD Profissionalizante
- Inteligência Artificial: entre o bem e o mal
Categorias