Unidade básica de saúde do povoado disponibilizou testes rápidos para turistas e moradores

Quem chega ao Povoado Garimpinho para curtir a temporada de praia passa obrigatoriamente por uma barreira sanitária da Prefeitura de Araguaína. No local, a equipe de fiscalização integrada do Município orienta os turistas sobre as regras para conter a covid-19, além de oferecer a realização de testes rápidos, na UBS (unidade básica de saúde).
 
A agricultora de Palmeirantes Dânia Luz Araújo, 37 anos, viajou junto com os filhos e cunhada para passar o final de semana nas águas do Rio Araguaia. Ela diz se cuidar contra covid-19 e realizou o teste rápido. “É importante fazer o teste. Vai que não temos nenhum sintoma e transmitimos para os outros”.
 
A fiscalização está orientando sobre o Decreto n°056/21, que libera a frequentação do Garimpinho por turistas, desde que sejam cumpridas as regras estabelecidas para o controle da pandemia da covid-19. Durante todo mês de julho, a equipe estará na barreira criada na entrada do povoado e aos finais de semana haverá plantão na UBS local para atender qualquer emergência, com médico, enfermeira e técnico de enfermagem.
 
Cleudiane Moreira, 33 anos, é moradora do Garimpinho e aproveitou para passar pelo teste e consulta médica. “Estou com muita dor de cabeça e garganta arranhando”, informou. Todos os testados, até o momento, deram negativo para covid-19.
 
As regras
De acordo com o decreto, a utilização das ilhas e praias só poderá ocorrer nas áreas demarcadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, com pequenos acampamentos familiares obedecendo a distância mínima de 10 metros entre os acampamentos, distanciamento de 2 metros entre as mesas e máximo de 6 pessoas por mesa.
 
Determina ainda o uso obrigatório de máscara de proteção individual em todos os locais públicos e privados no Povoado do Garimpinho, além de proibir a circulação de pessoas nas ruas do povoado das 0h30 às 4 horas.
 
Também está suspensa a prática de música ao vivo e mecânica nos bares e restaurantes, assim como os espaços dançantes, com obrigatoriedade de fechamento dos estabelecimentos à meia-noite.
 
Fiscalização Integrada
A fiscalização integrada do Município é composta pela vigilância epidemiológica, fiscalização ambiental, fiscalização de posturas, fiscalização sanitária, fiscalização fazendária e agentes da ASTT (Agência de Transporte e Trânsito) de Araguaína, com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros Militar.

Durante todo mês de julho, a equipe estará na barreira criada na entrada do povoado


A fiscalização está orientando sobre o Decreto n°056/21, que libera a frequentação do Garimpinho por turistas, desde que sejam cumpridas as regras estabelecidas para o controle da pandemia da covid-19

Fonte: Por Marcelo Martin – Foto: Marcos Sandes/Ascom

Posts recentes

Categorias

https://selo144.wordpress.com

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons